O custo das portagens nas ex-SCUT vai ser reduzido em 30%, para os veículos das classes 1, 2, 3 e 4, segundo anúncio feito hoje, na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do Conselho de Ministros.
A medida foi anunciada pela ministra da Coesão Social, Ana Abrunhosa, que informou que esta redução de caráter excecional, abrange territórios do interior e o Algarve, regiões onde ” não há vias alternativas de qualidade e não há transportes públicos coletivos nem em qualidade nem em quantidade”.
Assim, no Algarve foi abrangida a A22 – Via do Infante, sendo as outras: A23 IP e Beira Interior; A24 Interior Norte; A25 Beira Litoral e Alta; A4 Transmontana e túnel do Marão; A-13 e A13-1 Pinhal.
O ministro João Galamba adiantou que estes descontos irão custar ao Estado uma verba de 72 milhões de euros por ano e destacou a poupança que irá permitir aos utentes das vias referidas. Como exemplo, referiu-se a um utente da Via do Infante que faça um trajeto diário, entre Portimão e Faro, afirmando que poderá poupar cerca de 50€ mensais e cerca de 600€ por ano.
Os novos preços deverão entrar em vigor em janeiro de 2024.