Clube de Xadrez da SIRM- Da Sociedade de Messines à conquista de jogadores em todo o concelho

Há quem diga que são apenas 64 quadrados; outros garantem que há todo um mundo naquele tabuleiro branco e preto com peças em cima.

Com a temporada de 2022/2023 de xadrez quase a terminar, queremos destacar a excelente prestação que o Clube de Xadrez da SIRM (Sociedade de Instrução e Recreio Messinense) alcançou, atingindo e até superando os objetivos a que se tinha proposto. Entre novos jogadores e um número recorde de interessados no jogo dos reis, o Clube de Xadrez da SIRM também desfrutou de sucesso desportivo a nível distrital.

Alguns dos jogadores da SIRM

O xadrezista Hélio Peixoto venceu o Campeonato Distrital Absoluto de Semirrápidas, bem como o Campeonato Distrital de Xadrez de Partidas Clássicas de Veteranos 50+, dois troféus inéditos para o clube.

A equipa sénior participou no Campeonato Distrital de Semirrápidas por equipas, ficando num honroso sétimo lugar.

Nos escalões de formação, onde pequenos xadrezistas aprendem e praticam os meandros do jogo, destaca-se Yury Yatsuk que se sagrou Campeão Distrital de Clássicas de jovens sub-14 e Alexandre Sobral, que trouxe o título de Campeão Distrital de Semirrápidas de jovens sub-14. As participações nos distritais foram o início de uma viagem que culminou nas participações de uma comitiva de jovens jogadores do clube no Campeonato Nacional de Clássicas em Elvas e no Campeonato Nacional de Semirrápidas em Sacavém, onde defrontaram os melhores do país.

Os jovens jogadores, já com vários títulos conquistados

O culminar da época desportiva jogou-se já em julho, quando a equipa sénior do Clube de Xadrez da SIRM garantiu o objectivo da época: o regresso à Terceira Divisão Nacional.

Entre as aventuras nos campeonatos distritais e nacionais, os xadrezistas do clube participaram em torneios diversos, destacando-se as participações no Torneio “Casa de Artes de Tavira”, Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz, Open Internacional Marquês de Pombal, o Open “Olho de Boi” em Alte, o Open de Boliqueime, I Torneio EB 2,3 João de Deus e no circuito de torneios “Cidade de Lagos”, onde o clube ficou em 3º lugar na classificação geral por equipas. Os mais jovens, além de participarem nos torneios absolutos também jogaram em torneios de jovens, como o Torneio da Juventude, o Torneio de Aniversário da Axal e o Torneio da Coobital.

No Dia do Município de Silves,, os jovens xadrezistas Yury Yatsuk e Alexandre Sobral, com Tiago Custódio distinguidos pela presidente da Câmara Rosa Palma e pelos vereadores Luísa Conduto Luís e Maxime Sousa Bispo

Além da participação desportiva, o xadrez também passa pela organização de torneios; o Clube acolheu e organizou uma jornada do Campeonato Distrital de Veteranos em Messines, uma jornada do Campeonato Distrital de Jovens na Amorosa, assim como dinamizou o torneio “Hélder Vieira” em Messines, o “Silves Christmas Open” em Silves, o “Chicken Chess Fest” em Messines e o Torneio “Festa do Emigrante” na Amorosa, que trouxeram dezenas de xadrezistas de todo o país ao concelho de Silves. O destaque vai para o II Open de Xadrez “Armação de Pêra” que, este ano, reuniu 84 xadrezistas de todo o país, numa das maiores experiências xadrezísticas que o Algarve testemunhou nos últimos anos.

Torneio em Armação de Pêra

A par desta atividade de competição, o Clube de Xadrez da SIRM dinamizou, durante todo o ano, sessões de prática de xadrez em São Bartolomeu de Messines e em Silves, para que tanto jogadores experientes como simples curiosos pudessem praticar o jogo.

Às terças feiras na Sociedade de Messines

As aulas irão regressar já em Setembro, às terças feiras à tarde, na Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, e às quintas feiras à tarde nas Piscinas Municipais de Silves. Para mais informação enviar email para: Clubedexadrezsirm@gmail.com

Ás quintas feiras nas Piscinas de Silves

No dia 23 de Setembro, pelas 18h00, no Polidesportivo de Tunes, irá realizar-se o Open do Clube de Xadrez da SIRM, que irá dar oportunidade a todos os interessados e curiosos, residentes nesta área, de terem um contacto com esta prática desportiva, indo de encontro ao compromisso que o Clube pretende manter, de levar este desporto a todos os pontos do Concelho de Silves.

 

Texto e Fotos: Tiago Custódio

Veja Também

Torneio de Petanca no Algoz

No dia 18 de novembro terá lugar no Algoz, um Torneio de Petanca, organizado pelo …

2 Comentários

  1. Maria Aline da Silva Rocha

    Boa tarde! Mim chamo Aline, sou mãe do Néfi, ele gosta muito de jogar xadrez. Chegamos em Portugal há 4 meses e ele quer participar de jogos de xadrez e moramos em Coruche. Quando será os próximos jogos pra ele poder participar? E se tiver curso aonde fica os cursos de xadrez? Como se escrever no curso e nos jogos?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *