A presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, encontra-se entre os portugueses que foram retirados de Marrocos pela Força Aérea Portuguesa, na sequência da operação montada após o sismo que atingiu aquele país.
A presidente Rosa Palma viajava acompanhada pela sua chefe de gabinete, como parte de uma delegação de autarcas algarvios, que incluía os presidentes e técnicos das autarquias de Loulé e de Albufeira. Estes três autarcas encontravam-se a participar na 10ª Conferência Internacional de Geoparques Mundiais Unesco, que teria lugar de 7 a 11 de setembro, em Marraquexe.
Esta seria a primeira participação do Geoparque Algarvensis, que integra os três municípios, numa conferência internacional, no âmbito da sua candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO.
Os autarcas algarvios foram surpreendidos pelo sismo quando se encontravam no exterior do hotel, no jardim. O seu hotel, pelo que apuramos, não sofreu praticamente quaisquer danos, mas pernoitaram no exterior, naturalmente assustados e preocupados com tudo o que estavam a viver.
Antes do seu regresso a Portugal, a presidente Rosa Palma participou numa ação de recolha de sangue para auxílio às vítimas, partilhando no Facebook esse momento “Marrocos – São nos momentos difíceis que a humanidade reage… Que a solidariedade, colaboração e a comunidade prevaleça no nosso dia a dia.”, escreveu.
No dia de ontem mais de uma centena de portugueses foi retirada de Marraquexe com a ajuda da Força Aérea, deixando para trás um cenário de grande destruição e mais de duas mil vítimas contabilizadas até ao momento