A homenagem a atletas, personalidades, instituições do concelho, exposições e concertos são algumas das iniciativas que assinalam a comemoração do Dia do Município de Silves, dia 3 de setembro, data que celebra a conquista da cidade, pelo rei português D. Sancho I, ocorrida em 1189.
O programa de comemoração tem início no dia 1 de setembro, pelas 21h30, com o Concerto Comemorativo do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas pela Banda da Sociedade Filarmónica Silvense, com o apoio do INATEL, no Castelo de Silves.
As comemorações prosseguem no dia 2 de setembro com a homenagem aos atletas do concelho, às 21h00, no Castelo de Silves, com o acompanhamento musical do Projeto AMARO.
No dia 3 de setembro as celebrações têm início pelas 16h30, na Biblioteca Municipal de Silves, pelas 16h30, com a inauguração da exposição “Arvoredos e Canaviais, de Jorge Santos.
Em Alcantarilha, pelas 18h30, é inaugurado o novo Centro de Exposições de Alcantarilha, no espaço do antigo mercado municipal que se encontrava desativado há vários anos. “Quebra-Costas”, da Coleção de Luís Negrão e Família inaugura este espaço.
À noite, pelas 21h, o Castelo de Silves é palco da habitual homenagem a personalidades do concelho.
A cerimónia culmina, às 22h, com o concerto de Reflect, com a Banda da Sociedade Filarmónica Silvense, num espetáculo que assinala os 20 anos de carreira deste músico armacenense.