Ranchos Folclóricos de Messines e Algoz animam Armação de Pêra

 A Vila de Armação de Pêra vai receber mais um espetáculo da Animação de Verão, com a atuação do Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines e do Rancho Folclórico de Algoz, no próximo dia 26 de agosto, pelas 22h00, na Fortaleza.

“Qualificar a oferta turística de Armação de Pêra, dinamizar o comércio local, atrair visitantes e proporcionar momentos únicos são os principais objetivos desta iniciativa organizada pelo Município de Silves”.

O espetáculo é de entrada livre e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Armação de Pêra.

+ SOBRE RANCHO FOLCLÓRICO DE SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES

O Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines foi fundado no ano de 1976, na freguesia de São Bartolomeu de Messines. A sede e sala de ensaios é no Museu do Traje e das Tradições.

Em 1981, o Rancho iniciou uma recolha exaustiva, de “porta em porta”, junto da população local, para uma representação o mais fiel possível, tendo sido o primeiro grupo no Algarve a fazer um trabalho desta natureza.

Tem como eventos culturais de referência o “Festival de Folclore“ que conta sempre com a participação de Ranchos convidados e a “Representação da Desenfatanada” que consiste na recreação do convívio e do entretenimento durante a debulha do milho e que conta também com atuações do Rancho e de outros grupos de Rancho Folclórico convidados.

Atualmente é membro da Federação Nacional de Folclore Português, do INATEL e da Associação de Folclore e Etnografia do Algarve. É convidado regularmente a participar em eventos culturais organizados pelo Município de Silves.

As suas danças e os trajes que os seus elementos ostentam, representam a época de finais do século XIX, princípios do século XX, mais concretamente o período compreendido entre 1880 e 1920 e são fruto de uma intensa pesquisa e de recolha dos usos e costumes, danças e cantares, trajes e utensílios utilizados nas lides diárias, junto das gentes da serra e do barrocal algarvio.

O Rancho tem cerca de 60 participantes, com vários pares que dançam, pertencendo os restantes elementos à “tocada” (que cantam e tocam instrumentos). As danças características são: Bailes de Gana (ao som da garganta), Bailes de Roda, em Despique, Encadeados e Mandados; Danças Valseadas e Marcadas; Corridos e o Estravanca (ex-líbris deste Rancho, pela sua originalidade).

 + SOBRE RANCHO FOLCLÓRICO DE ALGOZ

O Grupo Rancho Folclórico de Algoz constituiu-se legalmente em 2015, na freguesia de Algoz, concelho de Silves.

Trata-se do segundo Rancho Folclórico originário do concelho de Silves e utiliza uma sala da antiga escola de Algoz como sua sede, espaço de reuniões, sala de ensaios e sala de arrumos.

Este Rancho tem como eventos culturais de referência o “Festival de Folclore“ e a “Representação da Desfolhada” que consiste na recreação do convívio e do entretenimento durante a debulha do milho que ocorre na época de verão. Estes eventos contam sempre com atuações deste Rancho e de outros grupos de Rancho Folclórico convidados.

É composto por pessoas das mais variadas faixas etárias e tem efetuado atuações em diversas localidades, maioritariamente nas regiões do Alentejo e do Algarve.

Durante a época de verão atua em diversas unidades hoteleiras algarvias promovendo com distinção o folclore algarvio.

É convidado regularmente a participar em eventos culturais organizados pelo Município de Silves.

O Rancho tem cerca de 50 participantes, entre músicos, cantadeiras e dançantes, apresentando muitos jovens no seu grupo que enriquecem imenso as atuações ao oferecerem toda a sua energia, dinamismo e entretenimento.

 

 

Veja Também

Silves Urban Music 2023 nos dias 6 e 7 de outubro

Após o sucesso do ano passado, está de volta o SUM – Silves Urban Music …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *