Uma série de iniciativas preenche o programa preparado pelo Município de Silves no âmbito das Jornadas Europeias de Arqueologia, que decorrem nos dias 16, 17 e 18 de junho. A participação é livre.
“O Coração do Museu” – No Museu Municipal de Arqueologia, dia 16 de junho, com sessões às 10h e às 16h30.
Os participantes são convidados a visitarem a reserva de materiais no museu, como as cerâmicas, os metais, os líticos, entre outros, de forma a enriquecer o conhecimento daquele que é o trabalho técnico orientado para exposição e divulgação, que começa numa escavação arqueológica e termina numa vitrina. A visita é acompanhada por um arqueólogo e uma técnica de Conservação e Restauro.
“Dia Aberto no Bairro do Progresso” – No Bairro do Progresso, Dia 17 de junho, com sessões às 10h e às 17h.
A atividade decorre ao ar livre, na escavação do Bairro do Progresso, onde se poderá observar aquela que é a sequência de trabalhos correspondentes a uma escavação arqueológica. É também um pretexto para falar acerca da história da cidade, bem como sobre as novas descobertas de arqueologia medieval islâmica existentes na cidade de Silves. As pessoas são convidadas a observar as diversas tarefas inerentes à profissão, incluindo trabalhos de escavação, registo gráfico e fotográfico.
Circuito Arqueológico da Amorosa-Pedreirinha– Amorosa, dia 18 de junho, 10h
Este circuito inclui a visita a duas necrópoles Alto Medievais com sepulturas escavadas na rocha, a passagem pelas ruínas de um monumento megalítico e pelo sítio do Monte Rosso que, segundo antigos relatos, terá sido explorado em época romana.
Para inscrições: 282 440 800; patrimoniocultural@cm-silves.pt .
O Município de Silves relembra que as “Jornadas Europeias de Arqueologia são um evento organizado por cerca de meia centena de países europeus e têm lugar anualmente no terceiro fim-de-semana de junho. Destinam-se a incentivar os poderes públicos e os intervenientes nas diversas áreas ligadas à arqueologia a valorizarem o património arqueológico, visando, ainda, promover a constituição de uma rede de intervenientes no domínio da arqueologia em todos os países membros do Conselho da Europa.”