Prémio Nacional Literário João de Deus com candidaturas abertas até 8 de maio

A 2.ª edição do Prémio Nacional Literário João de Deus é dedicada, nesta edição, à Literatura Infantil e Juvenil. As candidaturas decorrem até ao dia 8 de maio de 2023.

A 2.ª edição do Prémio Nacional Literário João de Deus, na categoria Literatura Infantil e Juvenil, foi apresentada no dia 8 de março, no dia em que se assinalou o 139º aniversário do poeta e pedagogo messinense.

A apresentação decorreu na Casa Museu João de Deus, em São Bartolomeu de Messines e integrou as comemorações do aniversário de João de Deus. Estiveram presentes a presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma e o presidente do Conselho de Administração do Crédito Agrícola Terras do Arade, Carlos Vargas.

Rosa Palma e Carlos Vargas

A leitura encenada da fábula “A cigarra e a formiga”, pelos alunos do 4.º ano do Jardim Escola João de Deus, e a atuação da Xelbtuna – Tuna da Escola Superior de Saúde Jean-Piaget do Algarve, integraram este lançamento.

Ao Prémio Nacional Literário João de Deus podem candidatar-se autores nacionais ou estrangeiros, a residir em Portugal, maiores de 18 anos, que apresentem uma obra editada em livro, em língua portuguesa, cuja primeira edição tenha ocorrido nos anos 2021-2022, nos géneros prosa, poesia, dramaturgia ou livro ilustrado.

Luísa Ducla Soares (uma das mais relevantes escritoras portuguesas na área da Literatura Infantil); Ana Maria Magalhães (escritora de livros infanto-juvenis há mais de 30 anos, entre os quais a coleção Uma Aventura); e Rui Marques Veloso (antigo professor adjunto da Escola Superior de Educação de Coimbra, investigador no domínio da Literatura Infantil e fundador da Associação para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil) foram as três personalidades convidadas para integrar o júri deste prémio, a quem caberá o difícil trabalho de avaliar as obras a concurso.

O autor vencedor da edição de 2023 Prémio Nacional Literário João de Deus, que pretende impulsionar e reconhecer os escritores que tenham desenvolvido a sua carreira literária no âmbito do livro para crianças e jovens, receberá um prémio no valor pecuniário de dez mil euros, em cerimónia a realizar em março de 2024, no âmbito das comemorações do 194.º aniversário do poeta e pedagogo messinense.

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis para consulta e download no portal do Município de Silves.

O Prémio Nacional Literário João de Deus é uma iniciativa, bianual, que pretende honrar a memória deste insigne escritor nascido em São Bartolomeu de Messines (cuja obra representa um património da mais elevada importância para a cultura regional e nacional), e, simultaneamente, fomentar e incentivar a produção e a criação literária em língua portuguesa, premiando, em cada edição, e de forma alternada, diversas categorias literárias. Na sua 1.ª edição, realizada em 2021, dedicada ao género Poesia, foi vencedora a obra “Frentes de Fogo”, de A.M. Pires Cabral.

 

Veja Também

Apresentação de livro de Teresa Ferrer Passos, em Alcantarilha

A escritora Teresa Ferrer Passos estará em Alcantarilha, no dia 24 de fevereiro, para apresentar …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *