Silves vai ter Unidade de Cuidados Integrados de Saúde Mental

O Instituto Piaget e a IPSS Amigos dos Pequeninos de Silves assinaram um protocolo que prevê a criação de uma unidade de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental no campus académico do Instituto Piaget de Silves.

Foto de Fabiana Saboya

O acordo, que conta com o apoio do Município de Silves, da Segurança Social e da ARS Algarve, prevê, numa primeira fase, a criação de um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), uma unidade residencial de apoio máximo para a infância e a adolescência, e de outra unidade residencial para adultos. Ambas as residências estarão integradas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) para a Saúde Mental. Numa segunda fase, está prevista a instalação de um espaço multiusos.

No total, prevê-se que sejam criados 70 postos de trabalho, muitos dos quais especializados, podendo as novas infraestruturas acolher até 62 utentes nas diferentes respostas sociais.

O protocolo foi celebrado no dia 24 de março, no âmbito das comemorações do 20º aniversário do Instituto Piaget de Silves. “Esta parceria representa uma verdadeira sinergia entre a academia e a prestação de serviços de saúde diferenciados na região, ao permitir a criação de novas respostas sociais, nomeadamente no domínio da deficiência”, explica Nelson Sousa, diretor da Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Silves.

Adicionalmente, o projeto permitirá criar espaços de aprendizagem para os estudantes daquela Escola Superior de Saúde, no âmbito dos ensinos clínicos, saídas profissionais e outros contextos.

A efetivação da parceria só foi possível com o apoio do Município de Silves, no âmbito da alteração do direito de superfície anteriormente atribuído ao Instituto Piaget de Silves, de forma a viabilizar esta nova valência de utilidade pública.

A data de conclusão de todas as valências do projeto está prevista para 2027, permitindo criar respostas sociais que são atualmente muito deficitárias, tanto na região como no país em geral.

Veja Também

Buzinão e marcha lenta pelo troço Silves- Porto de Lagos

Cerca de três dezenas de viaturas participaram no passado sábado, dia 10 de fevereiro, num …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *