Catarina Guerreiro, de Messines, a primeira escuteira do Algarve a ser distinguida com a SWA

A jovem messinense Catarina Guerreiro, caminheira do Agrupamento 1339 de São Bartolomeu de Messines, foi a primeira escuteira do Algarve a ser distinguida com a insígnia SWA (Scouts of the World Award).

Esta insígnia é  atribuída pela Organização Mundial do Movimento Escutista (WOSM), a escuteiros com participação em projetos de atividades de serviço. No total, já foram entregues 120 condecorações em Portugal.

Catarina Guerreiro recebendo a insígnia ( Foto Escutismo-Algarve)

Esta distinção tem como objetivo incentivar os jovens Caminheiros, Companheiros e Aeronautas (escuteiros dos 18 aos 22 anos, respetivamente dos ramos terrestre, marítimo e aéreo pertencentes à IVª secção do CNE ) a realizar projetos no âmbito das três áreas que o CNE e o escutismo mundial pensam que são as mais ideais para esta faixa etária: o ambiente, a paz e o desenvolvimento.

O serviço da Catarina Guerreiro abrangeu a área do desenvolvimento, tendo em conta a preparação do maior Campo Escutista de Portugal” para o 24.º Acampamento Nacional do CNE (ACANAC), decorrido entre 1 e 7 de agosto do ano passado, no Campo Nacional de Atividade Escutista (CNAE), em Idanha-a-Nova, segundo explicou Gonçalo Simões, da equipa nacional do SWA.

Este responsável esteve presente na cerimónia da entrega da condecoração a Catarina Guerreiro, que decorreu no passado domingo, dia 26 de março, na Igreja Matriz de São Bartolomeu de Messines. A reportagem foi feita pelo jornal “ Folha do Domingo” que cita também o chefe regional adjunto, Luís Santos que garantiu que a primeira insígnia SWA entregue no Algarve “é um grande orgulho”.

Quanto a Catarina Guerreiro, destacou o papel que o voluntariado tem na sua vida “um verdadeiro significado”  e a importância do “pouco” que, feito em conjunto com mais pessoas, “é capaz de deixar uma marca incrível” .

“Sendo um exemplo nos vários sentidos da palavra, a Catarina tornou-se também a primeira escuteira do Algarve a ser distinguida com esta insígnia, não podíamos estar mais orgulhosos   Muitos parabéns Catarina és, sem dúvida, um grande exemplo de determinação, resiliência e ambição para todos os escuteiros”, escreve, na sua página de Facebook – Escutismo Algarve, a Junta Regional do Algarve.

 

 

 

 

Veja Também

Horóscopo semanal, por Maria Helena Martins

4ª Semana/ Maio Carneiro Horóscopo Diário Ligue já! 761 101 801 Carta Dominante: 10 de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *