A Extensão do Centro de Saúde de São Bartolomeu de Messines está agora a funcionar com horário alargado, das 9h00 às 18h00, “sempre com um médico de família e um enfermeiro de família”.
A informação foi prestada, ao Terra Ruiva, pelo enfermeiro-gestor Marco Sousa que se encontra atualmente responsável pela área de saúde do Concelho de Silves.
Segundo Marco Sousa, o alargamento do horário e as melhorias introduzidas, quer na Extensão de Saúde de Messines, quer noutras no concelho, tem a ver com a “nova dinâmica do ACES Barlavento” e “procura ir ao encontro dos objetivos do ACES Barlavento” no sentido de melhorar a prestação de cuidados de saúde à população.
Na sua qualidade de messinense, e conhecedor da realidade da sua freguesia e concelho, este gestor procura agora dar o seu contributo para ir colmatando e resolvendo os problemas existentes.
Na Extensão de Saúde de Messines foi criado um serviço de vacinação, “para a população, que antes tinha de se deslocar a Silves”. O que foi possível com a “aquisição de um frigorífico e foi dada formação aos colegas”.
Outra inovação muito importante tem a ver com a “atribuição a toda a população, de um Enfermeiro de Família”. Questionado sobre o conceito de “Enfermeiro de Família”, Marco Sousa esclareceu que este tem como objetivo fazer a prevenção e promoção da saúde, bem como a vigilância e acompanhamento de algumas situações. A este compete realizar consultas de planeamento familiar, consultas de saúde materna, de saúde da mulher e ainda consultas para hipertensos e hipocoagulados.
O que Marco Sousa sublinha é que neste momento todos os messinenses têm já um enfermeiro de família atribuído, pelo que na Extensão de Saúde de Messines trabalham agora quatro enfermeiros, “ o dobro” dos que existiam.
O enfermeiro-gestor Marco Sousa destaca também a colaboração da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines para a concretização destes objetivos, tendo a mesma providenciado o transporte do frigorífico necessário para as vacinas e assumido pinturas e pequenos arranjos necessários à reabilitação de dois gabinetes que se encontravam encerrados.
Para Marco Sousa, ainda muito há a fazer na área dos cuidados primários à população, mas adianta que já foi possível aumentar o número de enfermeiros nas extensões de saúde do concelho, nomeadamente em Algoz e Armação de Pêra, onde foi colocado mais um enfermeiro, e colocar em Tunes, onde não existia nenhum, um enfermeiro toda a semana, das 9h às 16h. Estão também previstas obras em várias destas extensões de saúde.
Ao Terra Ruiva, a presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines garantiu a disponibilidade da autarquia para colaborar em todos os trabalhos necessários para a melhoria das condições de atendimento da população.
A presidente Carla Benedito lembrou as muitas manifestações e protestos que a população de Messines tem realizado nos últimos anos, reivindicando o alargamento do horário do centro de saúde e a presença de mais profissionais de saúde e técnicos. Faltando ainda resolver o grave problema da falta de médicos, tão comum no nosso país, o alargamento do horário e a presença de mais enfermeiros e a introdução de novos serviços é visto como um factor bastante positivo.