Passeio Cultural: “Lisboa, Lugares de João de Deus”

No âmbito das Comemorações dos 193 anos do nascimento do poeta e pedagogo João de Deus, o Município de Silves promove, no próximo dia 18 de março, o Passeio Cultural Lisboa, Lugares de João de Deus.

Esta iniciativa terá passagem por locais emblemáticos com ligação à vida e vivências de João de Deus.

A participação no Passeio Cultural Lisboa, Lugares de João de Deus é gratuita, contudo está sujeita a inscrição prévia obrigatória, limitada às vagas existentes, até dia 14 de março, em: https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=9866&ver=18869

Para mais informações, poderá contactar a Casa Museu João de Deus através do telefone: 282 440 892 ou via email: casamuseu.joaodedeus@cm-silves.pt

PROGRAMA DO PASSEIO:

06h30 |Partida de Silves I Piscinas Municipais

07h00  |Partida de São Bartolomeu de Messines Terminal Rodoviário

10h30 – 12h30 |Visita Guiada à Casa Museu João de Deus (Lisboa)

                           |Visita Guiada ao Museu João de Deus – Bibliográfico, Pedagógico e Artístico

12H45 – 14h30 | Almoço Restaurante “ O Lavrador “

15h30 – 16h30 |Visita ao Panteão Nacional

16h30 |Regresso

20h00 |Chegada a São Bartolomeu de Messines

20h30 |Chegada a Silves

Veja Também

VII Harry Potter Meet no Castelo de Silves

O Castelo de Silves será o palco do VII Harry Potter Meet, no dia 10 …

Um Comentário

  1. Do mesmo modo que o nosso Poeta e pedagogo JOÃO DE DEUS, com a sua Cartilha Maternal, foi o grande revolucionário com o novo método da ensino das primeiras letras, em que a figura da mãe intervinha, como primeira linha, para desvendar à criança os primeiros passos do maravilhoso mundo da literacia, libertadora dos grilhões da ignorância, também a grande pedagoga MARIA MONTESSORI soube abrir aos mais pequenos, com a inovação do seu método sensorial, baseado no pragmatismo do contacto íntimo com todas as faces da Natureza, os caminhos para que cada um descubra e faça florescer em si os seus próprios talentos potenciais.

    A educação dos mais pequenos é algo que corporiza o mesmo fascínio do escultor perante a mole de pedra informe para nela talhar uma bela obra de arte.
    Ela, a educação, é o caminho que conduzirá ao futuro adulto, culto e amante do saber, como modo de adorno para o seu interior, numa partilha generosa e constante com os outros e exemplo, na forma de convite que sugira que o conhecimento é uma bênção que nos eleva e enriquece.
    Não é por acaso que o múnus do professor mais do que uma mera profissão deve ser visto como um apostolado.

    Também eu aprendi os rudimentos das primeiras letras pela Cartilha Maternal com a Menina Otília (era assim que a tratávamos), numa escolinha adaptada para o efeito, junto à Estação do Caminho de Ferro de Messines, alguém de quem guardo a saudosa imagem de um constante sorriso complacente com as nossas traquinices próprias dos 5 anitos.

    A notícia mostra o MUSEU JOÃO DE DEUS (à Estrela), junto ao qual costumo passar, regularmente. O local onde foi edificado não foi escolhido ao acaso, porque bem perto se situa a Rua João de Deus, mesmo ao lado da Basílica da Estrela, onde, no primeiro andar do número 9, viveu e morreu o nosso Poeta e onde, já muito doente, teve a honra de receber a visita do rei D. Carlos, que o foi agraciar.
    Onde, igualmente, num dos últimos dias da sua vida, lhe foi prestada a expressiva e sentida manifestação de estudantes de todo o país, reunidos frente ao prédio que habitava.
    Não obstante o seu estado extremamente debilitado, teve ainda forças para, da sua janela, improvisar um pequeno poema de agradecimento.

    Logo abaixo da janela, uma lápide recorda o nosso imortal Poeta.
    Também no Jardim da Estrela, que se situa fronteiro à sua residência, uma sua estátua marca a memória do mais ilustre filho da nossa terra, Messines.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *