CHUA vai ter equipa de suporte de cuidados paliativos pediátricos

No dia em que se assinalou o Dia Internacional da Criança com Cancro, 15 de Fevereiro, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) deliberou criar a Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos (EIHSCPP) do CHUA.

“Constituída por uma equipa multidisciplinar, que conta com dois polos – em Faro e Portimão, a criação desta equipa tem como objetivo assegurar que desde o diagnóstico todos os utentes em idade pediátrica (recém nascidos, crianças e jovens) que vivem com uma doença crónica complexa, limitante ou ameaçadora da vida, e suas famílias, recebam cuidados que vão ao encontro das suas necessidades, desejos e preferências, até e para além da morte.”

De acordo com Ana Varges Gomes, presidente do Conselho de Administração do CHUA, “a mais-valia é podermos acompanhar os doentes, que estão infelizmente na fase terminal da sua doença, com dignidade, apoiando os pais, as famílias e as crianças. A partir de agora vamos poder contar com esse apoio”.

Já a médica pediatra Elsa Rocha, responsável pela equipa do polo de Faro refere que a criação desta equipa traduz a vontade e um trabalho conjunto dos colegas de Faro e Portimão para melhorar o acesso aos cuidados paliativos pediátricos na região do Algarve. Em Portugal estima-se que existam pelo menos 8000 crianças com necessidades de cuidados paliativos e apenas 10 por cento têm acesso a esses cuidados.

Para assinalar o Dia Internacional da Criança com Cancro, o Serviço de Pediatria organizou uma pequena exposição alusiva ao tema, que está patente no hall do Unidade Hospitalar de Faro e onde foi distribuído um laço amarelo, símbolo internacional da sensibilização para o cancro infantil.

 

Veja Também

Horóscopo semanal, por Maria Helena Martins

2ª Semana / Junho Carneiro Horóscopo Diário Ligue já! 761 101 801 Carta Dominante: Ás …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *