A Comissão de Utentes do Serviço Nacional de Saúde em Portimão, realizará na quinta-feira dia 9 de Fevereiro, mais uma concentração/ vigília junto ao Hospital de Portimão, pelas 18 horas.
No seu comunicado, a Comissão de Utentes explica as razões deste novo protesto:
«O ataque ao Serviço Nacional de Saúde continua!
Agora, nascer em Portimão tem data marcada.
Não pode ser! Estamos a andar para trás!
A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) anunciou “A operação nascer em segurança no SNS 2023”, com encerramentos de maternidades. Uma delas é a maternidade de Portimão. Entre Janeiro e Março a maternidade vai fechar 19 dias.
Esta Comissão já fez vigílias/ concentrações à porta deste Hospital em defesa da Maternidade e fará as necessárias de forma a impedir o seu encerramento.
Na altura em que era Hospital do Barlavento Algarvio, granjeava pela fama e prémios que recebeu por ser um Hospital amigo do bebés e pelas condições que tinha nestas valências.
Hoje, devido ao subfinanciamento do SNS fecham-se as urgências de ginecologia e obstetrícia, e as maternidades com o slogan “nascer em segurança no SNS”.
Há um retrocesso nos serviços de saúde prestados no Hospital de Portimão, hospital integrado no SNS.
Os utentes não são a favor deste retrocesso, e lutarão para que tal não aconteça.
Assim a Comissão de Utentes apela a todos a participação na concentração junto ao Hospital de Portimão no próximo dia 9, pelas 18h.
Não ao encerramento da maternidade.
Da obstetrícia.
Da pediatria!”