Conhecer o cancro do pulmão – No Dia Mundial do Cancro

“Vamos conhecer o cancro do pulmão?” é a pergunta que o Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (GECP) lança a propósito do Dia Mundial do Cancro, assinalado anualmente a 4 de fevereiro, para desmistificar ideias pré-concebidas relacionadas com a redução do risco, a prevenção e o tratamento do cancro do pulmão.
Apesar de o cancro do pulmão ser a principal causa de morte, em Portugal, por doença oncológica, mas possível de prevenir e tratar precocemente, ainda existem algumas noções erradas sobre a doença que o GECP pretende clarificar com uma campanha nas redes sociais.
A campanha, “Vamos conhecer o cancro do pulmão?”, materializa-se em quatro pequenos vídeos dinâmicos que têm como objetivo sensibilizar a população no geral para a importância de aceder a informação fiável e verdadeira sobre  cancro do pulmão e, de com isso, travar o seu desenvolvimento, quer na ótica da prevenção, quer na ótica do tratamento atempado.
As ideias desmistificadas nestes vídeos são:

 

  • Não há nada que possa fazer para reduzir o risco de desenvolver cancro do pulmão;
  • O cancro do pulmão é uma doença silenciosa que nunca dá sintomas;
  • Tenho medo e vergonha de assumir que tenho cancro do pulmão;
  • Não há nada que possa ser feito perante o diagnóstico de cancro do pulmão.

 

“Muito se fala sobre cancro do pulmão, mas também é verdade que nem sempre a população tem acesso às informações mais fidedignas”, afirma a Dr.ª Teresa Almodovar, presidente do GECP. Algumas ideias pré-concebidas ainda precisam de ser desconstruídas, sendo aqui que o GECP assume um papel importante como uma entidade veiculadora de informações técnicas e consistentes sobre cancro do pulmão. Para a pneumologista “Com esta campanha pretendemos que se deixem de fazer generalizações e, sobretudo, que deixe de existir espaço para más interpretações e/ou verdades absolutas”.
“A palavra cancro, por si só, ainda assusta, mas neste Dia Mundial do Cancro queremos que esta campanha possa também impactar a forma como os doentes  recém-diagnosticados encaram a doença e o tratamento, ou seja, com mais confiança e com foco na cura”, refere a Dr.ª Ana Barroso, pneumologista e membro da Direção do GECP. “Por exemplo, o vídeo que aborda o medo e a vergonha de assumir que se tem cancro do pulmão pretende precisamente passar a mensagem que, perante um diagnóstico de doença oncológica, os doentes não se devem isolar, mas sim procurar apoio e conforto junto da família e dos amigos”.
As especialistas deixam ainda uma mensagem final nesta data: “O conhecimento também pode ser uma arma poderosa no combate ao cancro do pulmão se todos estivermos envolvidos na prevenção, monitorização e ação”.

Sobre o cancro do pulmão: O cancro do pulmão é dos cancros mais frequentes no Mundo. A sua incidência aumenta a um ritmo de 0.5% por ano. Em Portugal, foram diagnosticados em 2020 cerca de 5 mil novos casos de cancro do pulmão, representando a terceira neoplasia mais frequente. É, no entanto, a principal causa de morte por doença oncológica no país, estimando-se ter causado 4.671 mortes em 2018.

Sobre o GECP: O Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão surgiu no ano 2000 como resultado de uma ampla necessidade de juntar esforços na promoção do conhecimento em Oncologia Pulmonar. Reúne um grupo multidisciplinar de profissionais de saúde, mantendo estreitas ligações com outros grupos e sociedades científicas, universidades e organizações da sociedade civil.

Veja Também

Saúde psicológica no trabalho

Cuidar da saúde psicológica dos trabalhadores torna-se cada vez mais uma prioridade, se as empresas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.