Requalificação e Valorização da Ribeira de Alcantarilha

A requalificação da Ribeira de Alcantarilha é uma necessidade da qual muito se tem falado nos últimos anos.

Agora, a Câmara Municipal de Silves tem em curso uma candidatura com esse objetivo. Esta informação foi avançada pela vice-presidente da Câmara, Luísa Conduto Luís, em sessão da Assembleia Municipal de Silves.

Ao nosso jornal, a vice-presidente adiantou que a intervenção prevista tem como objetivo a requalificação do curso de água da Ribeira de Alcantarilha no troço compreendido entre o IC4 e a Praia de Armação de Pêra, numa perspetiva de melhoria do seu sistema de escoamento natural, minimizando riscos de inundação, preservação e valorização dos ecossistemas aquáticos e terrestres associados e adaptação do sistema às alterações climáticas.

Pretende-se ainda a reabilitação dos corredores ecológicos associados aos cursos de água, bem como sua valorização enquanto elementos de compartimentação da paisagem, e constituição de caminhos pedonais ao longo da bacia hidrográfica da Ribeira, que permitam acesso a Alcantarilha, Pêra e ligação à Ecovia do Litoral Sul (troço de Armação de Pêra).

A intervenção está integrada noutras medidas, com o objetivo de mitigação do risco de ocorrência de cheias em Armação de Pêra, nomeadamente da empreitada de “Requalificação Urbana da Baixa de Armação de Pêra – 1ª Fase – Infraestruturas de Drenagem e Elevação de Pluviais e Saneamento” atualmente em curso.

Nos objetivos traçados encontram-se ainda: “ promoção da conservação da natureza e da biodiversidade, a renaturalização da ribeira e a reestruturação da zona lagunar e a preservação do património natural e paisagístico, no âmbito de uma gestão sustentável, através da requalificação e valorização do curso de água (com extensão aproximada de 5.000 metros, entre o IC4 e a Praia de Armação de Pêra” e “prevenir e defender de riscos naturais, pessoais, bens e sistemas, através da avaliação da resposta do sistema face à ocorrência de eventos decorrentes de alterações climáticas”.

O início e concretização deste projeto, que já foi elaborado pela autarquia, está ainda dependente da aprovação da candidatura que o Município de Silves apresentou, incluída no “Plano de ação para infraestruturas verdes e biodiversidade no Algarve”.

 

 

 

 

Veja Também

Abertas as candidaturas ao Programa de Apoio à Ação Cultural do Algarve

As candidaturas ao Programa de Apoio à Ação Cultural do Algarve 2023 (PAACA), promovido pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.