Bombeiros e Proteção civil do Algarve treinam abordagem a matérias perigosas

Teve início, na dia 5 de janeiro, a fase do programa de treino operacional regional dedicado ao Dispositivo Integrado de Operações Nuclear, Radiológico, Biológico e Químico (DIONRBQ) instituído pela Diretiva Operacional Nacional N.° 3 da ANEPC, na resposta a acidentes envolvendo substâncias perigosas.

Esta foi a primeira de cinco ações organizadas pelo Comando do Algarve no âmbito do Sistema Integrado de Operações de Socorro (SIOPS) que terão lugar durante o mês de janeiro, envolvendo todos os Corpos de Bombeiros e Serviços Municipais de Proteção Civil da região.

O programa, que inclui uma componente teórica e uma componente prática dinamizada por bancas temáticas, aborda temas centrados no DIONRBQ, tais como a organização do teatro de operações, o reconhecimento e avaliação da situação, a gestão da informação e os procedimentos de intervenção. E ainda procura aperfeiçoar tecnicamente as competências dos operacionais na descontaminação de emergência, utilização de bases de dados e ferramentas de apoio à decisão, uso de equipamentos de deteção e medição, comunicações e técnicas de confinamento e contenção.

Cada ação de treino culmina com um exercício na modalidade de LivEx (Live Exercise) para testar o conceito de triangulação diferenciada instituído na região, sobretudo a interoperabilidade dos diferentes CB e SMPC face a cenários de exceção.

O Comando do Algarve deixa, na sua nota, um  “agradecimento especial às Mulheres e Homens das equipas das Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e Empresas Municipais, dos Corpos de Bombeiros e respetivas entidades detentoras, da Autoridade Marítima, Cruz Vermelha Portuguesa, GNR, INEM, PSP, PM, Polícia Municipal, dos Nadadores Salvadores, empresas de Segurança Privada, Unidades Hospitalares, IPSS e demais coletividades e, em suma, a todos quantos nesta noite especial integram ou colaboram com os dispositivos do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) da Região do Algarve.”

Veja Também

Horóscopo semanal, por Maria Helena Martins

3ª semana / abril Carneiro Horóscopo Diário Ligue já! 761 101 801 Carta Dominante: O …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *