Desde o início de dezembro que estão disponíveis compostores comunitários em todas as freguesias do concelho de Silves.
O projeto de compostagem comunitária foi iniciado há cerca de dois anos pela Câmara Municipal de Silves, inicialmente nas freguesias de São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra, e foi agora alargado a todo o território.
Assim, os residentes das freguesias de Silves, Armação de Pêra, União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra e União de Freguesias de Algoz e Tunes, passaram a ter a possibilidade de separar os biorresíduos na origem e a tratá-los localmente, reduzindo assim a pegada ecológica e a deposição em aterro; contribuindo, desta forma, para a valorização dos seus resíduos.
Através da compostagem, os resíduos depositados irão sofrer uma degradação, transformando-se em fertilizante natural. O composto obtido será aplicado localmente nos jardins municipais, contribuindo para a responsável gestão de resíduos e sustentabilidade ambiental.
Para aderir à compostagem comunitária, os munícipes deverão preencher a ficha de inscrição disponível no portal do Município e enviá-la para o email residuos@cm-silves.pt; podendo, também, proceder-se à entrega em papel na Câmara Municipal de Silves ou nas Juntas/Uniões de Freguesias do concelho.
Numa fase posterior, os munícipes inscritos irão receber um kit de compostagem constituído por um balde de apoio e um guia com instruções.
O telefone 282 440 861 e o email residuos@cm-silves.pt são os contactos disponíveis para o esclarecimento e fornecimento de informações adicionais.
Localização dos compostores comunitários:
» Silves: Av. António Sérgio
» Algoz: Rua da Horta
» Tunes: Urbanização do Olival
» Alcantarilha: Praceta do Mercado
» Pêra: Rua Pêra de Cima
» Armação de Pêra: Urbanização Quinta dos Arcos
» SB Messines: Rua do Estádio Municipal e Parque de Feiras
» S. Marcos da Serra: Área de Serviço de Autocaravanas