Destino com Futuro – é a nova campanha do Turismo do Algarve

Destino com Futuro – Algarve, é tempo de cuidar» é o claim da nova campanha do Turismo do Algarve que pretende sensibilizar os profissionais do setor para a adoção de ações simples, mas que contribuem para uma região ainda mais sustentável.

Consciência ambiental aliada à consciência empresarial é o mote que dá corpo criativo à comunicação, que sugere aos profissionais do turismo a adoção de medidas que fazem a diferença na redução da pegada carbónica e na diminuição dos consumos energéticos. Substituir a iluminação convencional por lâmpadas LED, optar por espécies endógenas nos jardins, criar menus sazonais e com produtos locais, investir em tecnologia que permita poupar água, plantar relva adequada ao clima da região ou fazer a separação dos resíduos produzidos são alguns dos quase 50 conselhos práticos para quem trabalha na área do Alojamento, do Golfe, da Restauração e da Animação Turística.

A campanha assenta num microsite com dicas eco-friendly, na produção de spots vídeo (alojamentorestauraçãogolfe e animação) para as redes sociais e em inserções na imprensa especializada do setor.

«Com esta ação de comunicação, focada nos desafios das alterações climáticas, pretendemos mobilizar os profissionais do setor para uma tendência que veio para ficar: a de que ao se constituírem como agentes de defesa do ambiente, estão simultaneamente a potenciar o seu próprio negócio. De facto, a procura é cada vez mais marcada pela exigência de turistas com consciência ambiental, que só irão comprar produtos ou serviços de empresas responsáveis», refere o presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes.

Esta é a segunda campanha desenvolvida pelo Turismo do Algarve integrada no projeto AwK – Adaptation with Knowledge, Climate Change. A primeira, lançada este verão com o claim «A Natureza não tira férias», tinha foco na sensibilização dos turistas; desta vez, os destinatários são os profissionais do setor turístico algarvio.

A Comunica.me é a agência responsável pela criação das campanhas que, através da assinatura «Algarve, é tempo de cuidar», apelam à tomada de ação, no sentido de este ser o tempo de cuidar do que é mais precioso. A abelha, símbolo de trabalho e sustentabilidade, é o elemento gráfico de ligação à primeira fase da campanha.

 

Sobre o projeto “AwK – Adaptation with Knowledge, Climate Change”

Financiado pelo EEA Grants, através do Programa Ambiente, o projeto tem como principal objetivo melhorar a resiliência e a capacidade de resposta do Algarve face às alterações climáticas, criando as bases de apoio necessárias à implementação do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve (PIACC-AMAL). Tem, por isso, uma forte componente de comunicação associada para consciencializar população, empresas e turistas e para motivar à ação, tanto a título individual como coletivo.

 

Veja Também

Exercício da Proteção Civil do Algarve replica tornado que atingiu Silves em 2012

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil testou esta terça e quarta-feira sectorialmente o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.