A corrida mais extensa de Portugal está de volta e passa por Silves e Messines

De 24 a 27 de novembro, irá decorrer a quinta edição da corrida mais extensa de Portugal, o Algarviana Ultra Trail. Nesta corrida, os atletas irão percorrer os 300 km que ligam o interior do Algarve, na sua maioria pela Via Algarviana, tendo para tal um total de 72 horas.

Desta vez o percurso faz-se no sentido inverso das primeiras edições, do Cabo de São Vicente para Alcoutim, atravessando os concelhos de Alcoutim, Castro Marim, Tavira, São Brás de Alportel, Loulé, Silves, Monchique, Lagos e Vila do Bispo.

 Este ano o primeiro campeão, João Oliveira, volta a alinhar na partida, depois da ausência no ano passado, mas não vai sem concorrência. O francês Stevan Pavlovic promete fazer-lhe frente, como aconteceu na segunda edição. De destacar a estreia do experiente Armando Teixeira neste desafio, que se testa na distância e também a presença da francesa Claire Bannwarth, que em Portugal já foi a vencedora da geral da PT281.

“De notar que na primeira edição, o ALUT teve apenas uma mulher a participar. Em 2021 tivemos 12 e agora 9. São cada vez mais as aventureiras dos 300 km”, lembra a organização.

Inscritas estão também  equipas de quatro elementos, que vão experimentar uma forma diferente de viver o ALUT. Se fazer o percurso a solo é um desafio de gigante, fazê-lo em equipa acarreta o desafio acrescido da logística e da sincronia entre os diferentes elementos. “Tem de estar sempre um atleta em prova e as trocas só podem ser realizadas nos locais definidos para tal. Por isso, o nosso sistema de monitorização em tempo real assume aqui um papel preponderante”, realça a organização.

É este sistema de acompanhamento dos atletas em direto que permite à organização manter a segurança, já que a prova não é marcada; e aos que estão a assistir ao evento saberem ao segundo onde estão os participantes. Assim, é mais fácil saber quando e em que local os atletas estão a passar.

“Numa prova desta dimensão, o apoio aos participantes é fundamental, para que se mantenham motivados. Apesar do empenho da organização e dos voluntários, ter pessoas a assistir e a incentivar é uma mais-valia para todos. Por isso, a organização do ALUT convida todos os que puderem a vir passar o fim-de-semana ao Algarve e a apoiar estes bravos”.

A tarefa de apoiar, incentivar e animar os participantes do ALUT é facilitada pela organização, que disponibiliza, além do sistema de acompanhamento em direto, os locais de passagem dos atletas e os tempos estimados. “Desta forma, os acompanhantes dos atletas, mas também quem vem apenas assistir ao evento, pode realizar um programa próprio por terras algarvias e estar sempre no sítio certo à hora certa”, remata a organização.

Veja Também

X Maratona de BTT de Alcantarilha Gare – Gadag BTT

No dia 19 de março irá decorrer a X Maratona de BTT organizada pelo GADAG- …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.