Faro- Rádio Difusão Portuguesa
Abril de 1993
Faro iniciara um ano dedicado ao Teatro Regional. Era diretor regional da Cultura do Algarve, Manuel Bento Serra. Nesse ano de 1993, estou em Faro, convidado para um fim Cultural:
Homenagear o TEATRO REGIONAL, de “fio a pavio”. De Lagos a Vila Real de Santo António. Numa exposição trimestral, no hall do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, com encontros dos envolvidos na ação cultural. Aos sábados eram convidados os responsáveis por cada Grupo Teatral, para uma entrevista, das 9 às12 horas. Sendo, depois do almoço, pelas 16 horas, as visitas às exposições teatrais de cada grupo. O SAUDOSO BENTO SERRA, convidara-me para essa exposição e entrevistas na Rádio Nacional/Algarve, durante três horas, com explicações sobre cada Grupo de Teatro Amador (assim classificado).
Numa noite, enquanto todo o Algarve Teatral estava em festa, o grupo da “terra ruiva”, o Grupo de Teatro Penedo Grande, de Messines, esteve no célebre Teatro Lethes, pleno de público. Com momentos de elevada representação, com a estreia da peça “Appassionata”.
Foi uma festa de Teatro, com todo o envolvimento cultural e representativo: Teatro Lethes, representantes das autoridades, público, pareceu que, nessa festa, o Teatro estava “Vivo”. Em vários espaços: Rádio Nacional, Teatro Lethes, Exposição no hall do Conservatório Regional de Música… e Messines esteve representado, tanto quando outras autoridades políticas, de cada terra/cidade ou vila do Algarve.