Dia do Município com muitas homenagens

No Dia do Município que se comemora a 3 de setembro, assinalando a conquista da cidade de Silves pelo rei D. Sancho I, em 1189, a Câmara Municipal de Silves organizou um programa, no qual se destaca a homenagem atletas, personalidades e instituições do concelho.

As comemorações tiveram início no dia 1 de setembro, no Castelo de Silves, com um concerto inédito pela Banda da Sociedade Filarmónica Silvense.

No dia 2, também no Castelo, um extenso grupo de atletas de vários clubes do concelho, que na época passada se distinguiram enquanto campeões regionais, nacionais ou com participações em competições mundiais, foram felicitados e receberem placas comemorativas.

No dia 3 continuaram as homenagens, com a entrega  do Prémio Música à cantora Áurea, à banda Inhuman e ao maestro Rogério Marques; o Prémio Jovem  Revelação, a Seomara Cabrita e o  Galardão Mérito Coletividade, à Casa do Povo de S. Bartolomeu de Messines.

As comemorações terminaram com um concerto com Áurea, que encheu o Castelo de Silves.

 

 

A abrir a cerimónia do Dia do Município, a presidente Rosa Palma fez uma intervenção destacando a atitude da autarquia em “assinalar e, orgulhosamente, valorizar quem, individual ou coletivamente, tem sentido e abraçado Silves e, através do seu contributo, feito parte deste crescimento, desta conquista e desta projeção, nas mais diversas áreas.”A presidente falou também da gestão municipal que o executivo que dirige tem realizado, com “inúmeras conquistas” que “se fazem notar da Serra ao Mar”. Em particular sublinhou o aproveitamento que a autarquia de Silves tem feito do pacote de fundos comunitários no âmbito do Portugal 2020, e no presente, no âmbito do Portugal 2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o  “envolvimento ou a iniciativa do Município de Silves em projetos pioneiros e inovadores”.

A presidente no Dia do Município

Falando  das dificuldades que a pandemia trouxe, agravadas pela crise que se vive, a presidente terminou, no entanto, com uma nota de otimismo e de vontade: “Abraçamos este desafio com a noção de que as conquistas que ainda estão por vir têm um forte e robusto alicerce na sua base, pensando no presente, mas também, com os olhos postos no futuro e nas gerações vindouras. Abraçamos este concelho, com o orgulho nos olhos de quem o vê crescer passo a passo, com alegria nas grandes e nas pequenas vitórias, mas sempre… sempre… com uma enorme motivação para elevar Silves a um patamar superior.

O caminho faz-se caminhando e o futuro é feito agora. Por mim. Por nós. Por si. E por todos. Agradeço a todos aqueles que, individual ou coletivamente, têm abraçado e trabalhado para valorizar, ainda mais, Silves.”

 

// Prémio Música

 ÁUREA

Áurea Isabel Ramos de Sousa nasceu no Alentejo, em Santiago do Cacém, e veio viver para Silves aos dois anos de idade.

O sonho de ser atriz leva-a a frequentar o curso de Teatro da Universidade de Évora, onde é descoberto o seu talento para a música. Nessa altura, grava o tema “Okay, Alright” para a série Morangos com Açúcar.

A carreira de Áurea começou em 2010, e atingiu até agora dois discos de ouro, um disco de platina e um outro de dupla platina.

Além de um globo de ouro como melhor intérprete individual, venceu por dois anos consecutivos o prémio de “Best Portuguese Act” da MTV  Portugal.
A sua voz poderosa e requintada, juntamente com suas atuações energéticas ao vivo, deram-lhe a possibilidade de trabalhar com grandes artistas nacionais e internacionais.

Além da Hennessy Artistry Tour na China e no Sudeste Asiático, a sua carreira internacional passou também pelo Brasil, onde tocou no Rock In Rio em 2012 e viu dois dos seus singles passarem no horário nobre da TV Globo, em novelas muito populares.

A poucas semanas de ser revelada uma nova canção, pela primeira vez escrita integralmente pela artista e que fará parte do seu novo álbum previsto para o final do ano, Áurea inicia um novo ciclo na sua carreira.

 

INHUMAN

Formaram-se em Dezembro de 1992 em Silves. A banda constituída por Pedro Garcia (voz), João Pedro Correia (guitarra), Diogo Simões (teclas) e José Vairinhos (bateria), teve a sua primeira atuação em Silves em 1993.

Em 1995 gravaram a primeira demo-tape, “Pure Redemption” e o primeiro álbum, intitulado “Strange Desire”.

Em 1997 editam o segundo álbum: “Foreshadow”, gravado nos Square Center Studios em Nottingham, com produção a cargo de Simon Efemey, conhecido por ter trabalhado com bandas como os Paradise Lost, Pantera, Therapy, Napalm Death ou Amorphis.

Com o segundo álbum, a banda de Silves alcança a fama internacional, sendo muito admirada pelos fãs do Heavy Metal.

Após uma pausa, a banda regressa em 2020 com Pedro Garcia (voz), João Pedro Correia (guitarra), Rogério Sequeira (baixo) e Filipe Cabeçadas (bateria).

Quase a celebrarem 30 anos de carreira, gravaram o seu mais ambicioso disco “Contra”, com o produtor Daniel Cardoso, lançado em Novembro de 2020 pela editora Alma Mater Records (liderada por Fernando Ribeiro dos Moonspell). O álbum teve excelentes críticas por toda a Europa e possibilitou à banda a entrada pela primeira vez no top nacional de vendas.

 

 

 

ROGÉRIO MARQUES

Rogério dos Santos Marques, nascido a 25 de Julho de 1952 é natural de Silves.

Ligado à música desde muito novo, aprendeu com a ajuda do seu avô e do seu pai, as primeiras notas na Banda da Sociedade Filarmónica Silvense.

Cumpriu serviço militar como 1.º Cabo Músico em Oboé na Banda do Exército, tendo frequentado o Conservatório Nacional em Lisboa no ano de 1972.

Em 1982 obteve a carteira profissional de Regente de Bandas Filarmónicas.

Ao longo do seu percurso dirigiu a Banda da Sociedade Filarmónica Silvense, a Banda da Sociedade Filarmónica Portimonense, a Banda Filarmónica da Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra e a Banda dos Bombeiros de Monchique.

Dedicou-se ainda ao ensino do Flautim e do Bombo.

 

// Prémio Jovem Revelação

SEOMARA CABRITA

É natural da freguesia de Armação de Pêra. Começou aos 14 anos a fazer experiências na área da estética e formou-se em Estética pelo Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento, em Portimão.

Em 2020 venceu a categoria de Estética do Campeonato Nacional das Profissões, em Setúbal, conquistando a Medalha de Ouro.

Em 2021 representou Portugal, na final do EuroSkills, que decorreu na Áustria, conquistando uma Medalha de Excelência na competição de Beauty Therapy.

Encontra-se a preparar a sua participação no Campeonato do Mundo das Profissões, que irá decorrer este ano, 2022, em Xangai.

 

 

// Galardão Mérito Coletividade

CASA DO POVO DE SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES

A Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines é uma instituição de Utilidade Pública de base associativa, fundada a 15 de Dezembro de 1934, registada como IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social, constituída no sentido de promover o desenvolvimento e o bem-estar das comunidades, especialmente as do meio rural, nas áreas socioeducativas, culturais e desportivas.

Como respostas sociais apresenta a Resposta de Apoio à Saúde Mental através da Unidade Sócio Ocupacional e Equipa de Apoio Domiciliário a várias zonas do Barlavento Algarvio (integrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental do Algarve), assim como o projeto Somos Mesmo Inclusivos-CLDS e Respostas Sociais Alimentares.

É uma instituição que se diferencia pelo desenvolvimento de trabalhos e projetos inovadores de interesse concelhio e mesmo da região do Algarve, possui diversas parcerias com o Município de Silves, com a Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines e com outras entidades/coletividades, pelo número de atletas e membros envolvidos, pela prática desportiva de competição e da prática desportiva de recreação e lazer com modalidades diferenciadoras, por possuir grupos de cariz cultural únicos no concelho, pelas representações de âmbito nacional e/ou internacional em eventos desportivos ou culturais com impacto social.

 

 

Veja Também

Hora do Planeta: mais de 41 mil horas doadas em Portugal

No passado sábado, dia 23, a Hora do Planeta — uma iniciativa da organização não-governamental …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *