No âmbito das Tertúlias à Sexta, a Sociedade de Instrução e Recreio Messinense recebe, no dia 29 de julho, pelas 21h, a palestra “Os jovens e a dependência tecnológica”, uma iniciativa promovida em conjunto com o Centro Médico de Messines e o apoio da Associação PAS – Projeto Ana Sanona.
O objetivo passa por sensibilizar, consciencializar e dotar as famílias, e agentes de educação, como lidar com a dependência das TIC e as suas consequências.
“A internet e o uso generalizado das tecnologias trouxeram numerosas vantagens e benefícios para toda a comunidade, mas também tornou óbvia a necessidade da criação de medidas preventivas para minimizar os riscos e as desvantagens decorrentes do seu uso abusivo.
Vários estudos confirmam que a dependência das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) em Portugal é elevada, sendo as crianças e os adolescentes um dos grupos etários de maior vulnerabilidade. Especificamente, um estudo do ISPA – Instituto Universitário indicou que, aproximadamente, 75% dos jovens até aos 25 anos mostravam sinais de dependência digital. Destes, quase um quarto apresentava sinais mais graves, como sintomas de isolamento e, por vezes, de depressão.
Durante a palestra, o tema será abordado segundo a perspetiva diferente e inovadora do modelo do Empreendedorismo Emocional® desenvolvido pela Associação PAS, um método essencialmente vivencial, onde paciente e terapeuta formam equipa por forma a facilitar a fluidez do processo terapêutico.”
A entrada é livre.
Sobre a Associação PAS – Projecto Ana Sanona (www.projectoanasanona.com)
A Associação PAS é constituída por uma equipa técnica multidisciplinar, responsável pelo desenvolvimento de programas terapêuticos, segundo uma abordagem baseada no Empreendedorismo Emocional®, que visa a capacitação emocional integral do paciente.