Protesto em Messines- freguesia sem médicos de família

A falta de médicos de família na Extensão do Centro de Saúde de São Bartolomeu de Messines foi um dos motivos que levaram à realização de um protesto junto a esta unidade de saúde hoje de manhã, dia 20 de julho.
Este protesto foi convocado pelo Movimento de Utentes dos Serviços Públicos do Algarve (MUSP – Algarve) e a Comissão de Utentes do SNS – Serviço Nacional de Saúde que têm promovido este tipo de ações em toda a região.
As exigências da organização são as mesmas que têm sido apresentadas em vários protestos anteriores: reclamar a contratação de mais médicos e restante pessoal, medidas para diminuir o tempo de espera na marcação de consultas e o alargamento do horário desta Extensão de Saúde.


Presentes nesta concentração cerca de duas dezenas de pessoas, entre as quais a presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, Carla Benedito, que manifestou a sua solidariedade com as causas dos utentes, quer como autarca quer como cidadã.
Da parte dos utentes, que responderam a este apelo, repetiram-se as queixas. A falta de médicos de família é a mais gritante, tendo sido afirmando que neste momento a freguesia dispõe apenas de um único médico de família, sendo as restantes consultas “de recurso” , “quando as há disponíveis”. O tempo que demora a marcação de uma consulta e as condições em que essa marcação é feita, uma vez que normalmente implica várias deslocações ao Centro de Saúde, foram outros factores de descontentamento apresentados pelos utentes.
Factores que são agravados com a grande extensão desta freguesia e também pela dificuldade que muita da população, que vive fora do centro urbano tem para se deslocar. O facto desta ser uma freguesia com uma grande percentagem de população idosa, mais necessitada de cuidados médicos, é também uma situação que se destaca nestes protestos.

No final do protesto, fica a constatação de que este serviço se encontra a funcionar pessimamente e que “é preciso lutar” para que as coisas mudem.

Veja Também

Rua Dr. Manuel Arriaga e Avenida do Rio, em Armação, com condicionamento de trânsito

A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de ações de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *