Dia Mundial das Zoonoses: o que são e o seu impacto na saúde humana

De acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS)1, cerca de 60% das doenças infecciosas relatadas mundialmente são zoonoses, sendo que os animais domésticos são umas das principais fontes de partilha do vírus, ainda mais do que os animais selvagens.

Porém, o que são estas zoonoses? Caracterizam-se como doenças e infeções transmitidas naturalmente entre pessoas e animais vertebrados, tomando como exemplo a febre amarela, a raiva, a gripe aviária, a toxoplasmose e o agora conhecido coronavírus. As mesmas podem ser transmitidas através de contacto direto, comida, água ou ainda pelo meio ambiente.

Um dos exemplos mais recentes e explicativos relativamente ao impacto das zooneses para a saúde humana, e consequentemente, para a economia mundial foi a COVID-19, uma doença que levantou problemas para a saúde global, numa crise de segurança sanitária. Esta crise de saúde, que se alastrou para os restantes setores, realçou o papel cada vez mais importante que a Indústria Farmacêutica Veterinária representa quando se trata de controlar as zoonoses.

É com isso em mente que o conceito “Uma só Saúde” ganha ainda mais relevância. Esta é uma abordagem que engloba a saúde humana, animal e ambiental como um todo, juntamente com a adoção de políticas públicas para prevenção e controlo de doenças. Na celebração deste Dia Mundial das Zoonoses, a APIFVET destaca que populações animais saudáveis têm um papel crucial numa Sociedade Humana mais saudável.

Para Mário Hilário, presidente da APIFVET, “é fundamental passar a mensagem de que, tal como nos humanos, é necessário agir preventivamente no que diz respeito aos animais, sejam de companhia ou de produção, para prevenir as zoonoses em prol de uma saúde humana, animal e ambiental sustentáveis”, acrescentando que a APIFVET “é uma entidade promotora do conceito de “Uma Só Saúde”, a par da sua missão de garantir os melhores resultados para a saúde animal”.

Sobre a APIFVET: A associação portuguesa da indústria farmacêutica de medicamentos veterinários (APIFVET), representa a indústria de medicamentos veterinários, tendo como objetivos ser uma voz autónoma e interventiva em todas as áreas relativas ao medicamento veterinário, defender uma regulamentação própria para o setor e contribuir para a sensibilização das boas práticas do mercado, promovendo o diálogo permanente com as autoridades nacionais e parceiros c

Veja Também

Palco Rua – Música JA – Concurso de Música Moderna tem inscrições abertas

O concurso “Palco RUA – Música JÁ”, é um concurso de bandas que já vai …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *