Consultas de especialidade irão começar em Messines

A Extensão de Saúde de São Bartolomeu de Messines irá passar a receber médicos de diversas especialidades, possivelmente ainda no mês de junho.

O mesmo acontecerá em Albufeira e Tavira. O projeto “Consultas Descentralizadas – CHUA + Proximidade” arrancou no início do mês, no concelho de Aljezur, e o objetivo é levar os médicos aos doentes, nos concelhos mais interiores.

Concebido e desenvolvido pelo Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA), este projeto irá, numa fase inicial, deslocar especialistas de Pediatria, Medicina Interna, Cirurgia Geral (pequenas cirurgias) e Ginecologia mas outras irão juntar-se, à medida das necessidades e da disponibilidade de instalações existentes nos concelhos.

A equipa que se desloca aos centros de saúde inclui um médico e um enfermeiro, que deverão interligar-se com os colegas que prestam serviço no local, de forma a proporcionar um atendimento mais rápido e eficiente aos doentes. Por outro lado, doentes que já são acompanhados nos hospitais poderão passar a ter consultas com o médico da especialidade no seu local de residência, evitando a deslocação.

No caso do concelho de Silves, este projeto abrange a freguesia de São Bartolomeu de Messines, estando previsto que a equipa de cada especialidade se desloque até ao Centro de Saúde uma vez por mês, em função do número de doentes existente. Para as deslocações, a Câmara Municipal de Silves disponibilizou uma viatura ligeira que ficará ao serviço deste projeto, como acordado com a administração do CHUA.

 

 

 

São Marcos da Serra à espera de instalações

A possibilidade deste serviço de proximidade ser estendido à freguesia de São Marcos da Serra é uma das intenções da Câmara Municipal de Silves que já a comunicou às entidades regionais da saúde.

No entanto, para que este processo possa avançar será necessário concretizar a mudança de instalações da atual Extensão do Centro de Saúde. Há muito que as instalações existentes, ao lado da Junta de Freguesia, não reúnem as condições de atendimento aos utentes, pelo que a Câmara de Silves se encontra a negociar com a ARS Algarve a mudança para o edifício que acolhe o Polo de Educação ao Longo da Vida, pertencente à autarquia. Esta aguarda agora que a ARS Algarve indique quais as obras e os requisitos necessários para que estas instalações possam receber a nova Extensão do Centro de Saúde, com o objetivo não só de melhorar as condições de trabalho e de atendimento, mas também de alargar a oferta dos serviços de saúde.

 

 

Veja Também

Horóscopo semanal, por Maria Helena Martins

2ª Semana / Junho Carneiro Horóscopo Diário Ligue já! 761 101 801 Carta Dominante: Ás …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *