Edição Centenária de livro de Julião Quintinha “Vizinhos do Mar”, apresentada em Silves

O lançamento da edição centenária da obra de Julião Quintinha “Vizinhos do Mar” (1921-2021) irá ter lugar no dia 9 de abril, pelas 17 horas, na Casa da Cultura – Sede do Celas, em Silves.

O evento é integrado na Exposição dos 40 Anos de Atividades da Associação de Estudos e Defesa do Património Histórico-Cultural de Silves. É apoiado pela Câmara Municipal de Silves, Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves, Arandis Editora e Grafissul.

“No panorama cultural do Concelho de Silves destacou-se, entre outros, o notável escritor e jornalista silvense Julião Quintinha, cuja vasta obra, apesar do seu reconhecido mérito, foi sendo, infelizmente, esquecida.

Face a esta incompreensível situação, a Associação de Estudos e Defesa do Património Histórico-Cultural de Silves, em colaboração com o Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves, decidiu, progressivamente, reeditar a sua obra, publicando os seus primeiros contos (novelas) “Vizinhos do Mar”, por ocasião do centenário da sua primeira edição de 1921.   O lançamento desta reedição, que resulta de uma parceria com a Arandis Editora, deveria ter ocorrido no final do ano passado mas teve de ser adiado devido à situação pandémica.”, informa a Associação.

Julião Quintinha, nascido em Silves, a 9 de dezembro de 1886, foi um importante jornalista e escritor que no Algarve colaborou em quase todos os periódicos, incluindo em O Messinense, O Povo de Silves e A Rajada de Silves tendo sido correspondente de órgãos republicanos de Lisboa. Em Lisboa trabalhou  nos jornais mais importantes da época, como O Século, Diário da Tarde, O Diabo, Diário Popular, República e em revistas. Foi chefe de redação do Diário da Tarde, Diário da Noite e Jornal da Europa e subchefe da redação do jornal República e alargou a sua colaboração a jornais do Brasil, Moçambique e Angola.

Enquanto escritor produziu algumas obras com bastante sucesso como Vizinhos do Mar que é agora reeditada.

Veja Também

Apresentação de livro de Teresa Ferrer Passos, em Alcantarilha

A escritora Teresa Ferrer Passos estará em Alcantarilha, no dia 24 de fevereiro, para apresentar …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *