100 anos da Escola Secundária de Silves em livro apresentado por Rogélio Mena Gomes

O edifício onde funcionou a Escola Elementar de Comércio e Indústria João de Deus, e que atualmente é a sede da Junta de Freguesia de Silves, foi o local escolhido para, no dia 25 de março, a apresentação do livro “Escola Secundária de Silves 100 Anos de Existência – Contributo para a sua história 1919-2019”, de Rogélio Mena Gomes e Manuel José de Sousa Santos.

Foi pequena a sala para acolher as dezenas de pessoas que comparecerem para conhecer esta obra que desvenda/recorda alguns dos momentos marcantes na história da que é hoje a Escola Secundária de Silves.  Na cerimónia estiveram presentes, além de Rogélio Mena Gomes, a presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, a representante da Junta de Freguesia de Silves, Vera Lino, o ex-diretor do Agrupamento de Escolas de Silves e da Escola Secundária de Silves, João Mourinho Gomes, e o atual, António Condessa Martins.

António Condessa, Vera Lino, Rosa Palma, Rogélio Mena Gomes, João Mourinho Gomes

A Rogélio Mena Gomes coube a intervenção principal sobre a obra que ali se apresentava. A mesma, como explicou, “é na sua essência, o aprofundamento e a continuação do texto intitulado “Escola Industrial e Comercial João de Deus – nótulas para a sua história” publicado em 2007 pelo autor e por Manuel José de Sousa Santos (Mourinho), entretanto falecido. Esse texto foi publicado num folheto, policopiado e distribuído gratuitamente aos convivas do almoço de confraternização de antigos alunos, realizado nesse mesmo ano.

O livro, agora apresentado, é organizado, segundo explicação do autor, aliando “ os factos que constituem a evolução histórica da cidade e a importância da Escola à vida quotidiana da cidade e à importância que a Escola representa, e sempre representou, para a vida social e económica da região”.

Essa mesma importância foi sublinhada em todas as intervenções seguintes dos membros da Mesa de Honra, os quais também agradeceram a Rogélio Mena Gomes a elaboração desta obra, que perpetua um conjunto de memórias. Mas também não ficou de fora destas intervenções, o elogio do trabalho que se desenvolveu ao longo dos últimos anos na Escola Secundária de Silves e atualmente, quando a Escola ocupa um lugar destacado na vida da comunidade do concelho e da região.

No final da cerimónia, foram oferecidos livros a todos os presentes e a presidente da autarquia, Rosa Palma, deixou a garantia de que irá ser organizada uma outra apresentação deste livro, nas instalações da Escola Secundária de Silves, de modo a permitir a presença de todos os interessados. Entretanto, quem desejar adquirir este livro, que tem um custo de 20€, pode contactar diretamente o seu autor, através do email rogelio@sapo.pt ou do telemóvel 969 050 145.

 

 

Veja Também

2ª edição da Revista Águas do Algarve foca a escassez de água na região

Já se encontra disponível a 2ª Edição da Revista Águas do Algarve, em que o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.