Bombeiros de Silves, Messines e Albufeira treinam em conjunto exercícios de socorro

Nos passados dias 21 e 22 de março decorreu, em São Bartolomeu de Messines, a quarta ação da 2ª fase do programa regional de treino operacional, neste caso dirigido à temática dos acidentes rodoviários, promovido pelo Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve.

Com a participação dos Corpos de Bombeiros de Albufeira, Messines e Silves, este programa teve como objetivo  “testar a interoperabilidade entre diferentes unidades que no dia-a-dia trabalham em triangulação de meios”. A ação contou com o apoio do Município de Silves, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil de Silves e de diversas unidades orgânicas, para levar a cabo uma jornada de trabalho profícua de aperfeiçoamento técnico.

 

Dividido entre uma componente teórica e uma componente prática, a agenda incluiu sessões sobre a organização e intervenção em teatros de operações de acidente grave, aplicação de técnicas de salvamento, triagem e evacuação de vítimas, segurança e sustentação das operações. Além da equipa de formadores dos bombeiros da região do Algarve, integraram o painel de oradores, o Instituo Nacional de Emergência Médica, a Guarda Nacional Republicana e a Infraestruturas de Portugal.

Recorde-se que o programa regional de treino operacional comtempla quatro fases (Incêndios Urbanos/Industriais, Acidentes, Incêndios Rurais, Matérias Perigosas), com 40 ações e 24 exercícios, envolvendo mais de 1000 operacionais.

 

Veja Também

Corte de trânsito no Algoz

O Município de Silves informa que a Rua do Ribeiro, no Algoz, estará encerrada à …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *