Descerramento de placa toponímica e apresentação de livro sobre os 100 anos da Escola Secundária de Silves

No dia 26 de março, pelas 15h30, vai ser descerrada a placa toponímica que dá o nome do Professor Escultor João José Gomes à rua sita nas traseiras do Mercado Municipal de Silves, que liga a Rua José Estêvão à Rua Francisco Pablos.

João José Gomes

João José Gomes foi professor da Escola Industrial e Comercial João de Deus, atual Escola Secundária de Silves, de 1933 a 1966, treze anos dos quais como Diretor. Muito estimado e considerado pelos colegas, funcionários e alunos, distinguiu-se, como professor, pela introdução de métodos pedagógicos que só mais tarde vieram a ser adotados nos programas oficiais do Ensino em Portugal e pela relação de proximidade e simplicidade para com os alunos, prática, à época, pouco usual.

Como Diretor destacou-se pela sua ação na modernização da Escola, sobretudo com a criação dos cursos noturnos, iniciativa de enorme significado pela possibilidade de conciliação de horários de trabalho com os de estudo, permitindo, desse modo, a valorização na profissão e nos negócios de muitos trabalhadores e comerciantes da cidade e do concelho.

Nesse mesmo dia, após o descerramento da placa toponímica, será apresentado nas instalações da Junta de Freguesia de Silves, pelas 16 horas, o livro “Escola Secundária de Silves, 100 Anos de Existência. Contributo para a sua História (1919-2019)” de autoria de Rogélio Mena Gomes e de Manuel José de Sousa Santos (Mourinho).

Uma obra que, de algum modo, se integra nas comemorações do 1.º Centenário da Escola Secundária de Silves, e que, entre o mais, revive os acontecimentos mais significativos da sua História, as figuras que se destacaram ao longo da sua existência e a influência que exerceu na vida cultural, social e económica da cidade e do concelho, que publica fotos de convívio e memórias de antigos alunos, e que descreve, em breve resenha, a evolução do Ensino em Portugal.

A apresentação do livro tem entrada livre.

 

Veja Também

2ª edição da Revista Águas do Algarve foca a escassez de água na região

Já se encontra disponível a 2ª Edição da Revista Águas do Algarve, em que o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.