Fundo das Cidades para a Cultura abre candidaturas para artistas

O Fundo das Cidades para a Cultura, do qual Faro faz parte, irá selecionar sete artistas europeus (cidadãos ou residentes de qualquer país europeu, dentro e fora da União Europeia) para trabalhar individual ou coletivamente e partilhar as suas visões sobre a contribuição da cultura para um futuro sustentável.

Os artistas interessados deverão submeter a sua visão sobre estas e outras questões até dia 25 de fevereiro de 2022, através do seguinte link: https://culturenext.eu/cities-fund/

Cada artista selecionado irá receber o montante de 2.000 euros (brutos) para criar uma obra de arte que espelhe a visão apresentada. Aos 7 artistas selecionados será dada a oportunidade de partilharem as suas ideias, perspectivas, bem como de desenvolver projetos em conjunto. O objetivo principal deste programa, lançado pelo Fundo das Cidades para a Cultura, é apoiar a (co)criação de 1 a 7 sete obras de arte através de um processo colaborativo que envolva os diferentes artistas selecionados.

As obras de arte resultantes serão promovidas pelas 10 cidades que co-criaram o Fundo, mas também pelas restantes cidades membros da rede Culture Next.

O Fundo das Cidades para a Cultura (Cities Fund for Culture) que foi anunciado em Faro no passado dia 25 de novembro, foi concebido pela Culture Next como um mecanismo financeiro pioneiro, alternativo aos tradicionais mecanismos de financiamento para a cultura. Para a concretização deste fundo, 10 cidades europeias, nas quais Faro se inclui. Os 10 co-fundadores do Fundo de Cidades para a Cultura são Aveiro (PT), Braga (PT), Belfast (IE), Cluj-Napoca (RO), Elefsina (GR), Faro (PT), Leeuwarden (NL), Leeds (Reino Unido), Leuven (BE) e Oulu (FI).

O Cities Fund for Culture é desenvolvido pela Culture Next, uma rede europeia de 26 cidades provenientes de 17 países da UE e do Reino Unido.

 

O que é a Culture Next:

Culture Next é uma rede fundada em 2017 por dez cidades europeias, atuais e anteriores candidatas ao título de Capital Europeia da Cultura (ECoC). A missão da rede é apoiar as cidades na implementação de programas e políticas de desenvolvimento urbano orientados para a cultura, com base nas experiências, processos participativos e colaborações estabelecidas durante a preparação para a candidatura ECoC.

Membros atuais da rede: Aveiro, Braga, Faro, Funchal, Leiria, Oeiras (Portugal), Belfast (Irlanda do Norte), Chemnitz (Alemanha), Clermont – Ferrand (França), Cluj-Napoca (Romênia), Daugavpils (Letônia), Debrecen (Hungria), Dornbirn (Áustria), Dublin (Irlanda), Eleusis (Grécia), Gdańsk (Polônia), Leeds (Reino Unido), Leeuwarden (Holanda), Leuven (Bélgica), Neringa, Plungė (Lituânia), Nitra, Trenčín , Žilina (Eslováquia), Oulu, Savonlinna (Finlândia).

Mais informação em: https://culturenext.eu/cities-fund/

Veja Também

Exposição “Contágio” de Inês Cabrita, em Messines

A exposição fotográfica “Contágio”, de Inês Cabrita, pode ser vista no Café da Sociedade de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *