Vacinação com dose de reforço a partir dos 50 anos – agendamento vai começar

A Direção-Geral da Saúde atualizou a Norma 002/2021, relativa à Campanha de Vacinação Contra a COVID-19, recomendando a administração da dose de reforço a pessoas com 50 ou mais anos.

Assim, hoje, dia 15 de dezembro, tem início o autoagendamento para pessoas com 60 ou mais anos, sendo posteriormente alargado até à faixa etária dos 50 ou mais anos. Está também aberto o agendamento para pessoas vacinadas com a Janssen que ainda não receberam a dose de reforço, bem como o agendamento para as crianças dos 5 aos 11 anos.

O autoagendamento pode ser realizado através do site do SNS, aqui: https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/

Segundo a DGS “os dados nacionais e internacionais sugerem uma diminuição da efetividade das vacinas COVID-19 contra a infeção, sobretudo seis meses após ter sido completado o esquema vacinal primário, embora, de acordo com os dados atuais, a efetividade contra a doença grave se mantenha.

A DGS e a Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19 (CTVC) mantêm-se a acompanhar a situação epidemiológica e a evidência científica disponível, podendo atualizar as recomendações em função de novos dados.
A Norma 006/2021, relativa à vacinação contra a Gripe, é hoje também atualizada. A vacinação gratuita contra a Gripe será igualmente alargada, no atual contexto pandémico, às pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos.

Até ao momento foram vacinadas 2,2 milhões de pessoas contra a gripe, das quais 1,7 milhões acima dos 65 anos.”

Veja Também

Horóscopo semanal, por Maria Helena Martins

4ª Semana/ Maio Carneiro Horóscopo Diário Ligue já! 761 101 801 Carta Dominante: 10 de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *