Algarve reativa Planos de Emergência de Proteção Civil

Na sequência da declaração de Situação de Calamidade para todo o território nacional continental, a partir de dia 1 de dezembro, foi reativado o Plano de Emergência de Proteção Civil do Algarve, bem como os 16 Planos Municipais, “colocando todos os mecanismos e recursos da proteção civil e dos agentes à disposição das autoridades de saúde e demais organismos regionais do Serviço Nacional de Saúde”.
Assim, “cada município terá um Posto de Comando Municipal a funcionar 24 horas por dia “para assegurar uma resposta coordenada e acompanhar, em proximidade, a situação no terreno, numa plena articulação com o Posto de Comando Regional, instalado no Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve.”

Na sua nota, este organismo acrescenta que “com esta medida retomam-se os procedimentos para assegurar a unidade de direção e controlo, bem como uma adequada articulação e coordenação dos Agentes de Proteção Civil e dos Organismos e Entidades de Apoio, a empenhar na gestão desta situação, de elevada complexidade, considerando a evolução desfavorável da situação epidemiológica referente à doença COVID-19, a qual, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, trata-se de uma emergência de saúde pública internacional.
O apoio das autarquias tem sido um pilar fundamental no combate a esta pandemia, em particular na sustentação da missão desenvolvida por todas as estruturas da área da saúde que diariamente
contribuem para travar os efeitos deste problema transversal e abrangente.”

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