Rota Vicentina organiza Curso para Guias Locais

A Associação Rota Vicentina pretende formar guias turísticos para a região da Costa Alentejana e Vicentina através de um Curso para Guias Locais.

“Inspirada no Guia ID, manual de boas práticas sobre a identidade do território, esta iniciativa nasceu da necessidade e crescente vontade de ter uma oferta local de serviços de guia especializados, que propiciem mais experiências responsáveis, de maior proximidade com as comunidades, de absorção dos valores culturais distintivos da região e com pegadas ambientais reduzidas.

Para promover uma literacia para a sustentabilidade e as competências necessárias ao desempenho da atividade, percorrer-se-á um caminho que vai desde os conceitos atuais e precursores na área do turismo, passando por aspetos intrínsecos à região, até umas conversas interativas sobre estruturação de atividades turísticas. Concretamente, trata-se de preparar um grupo de Guias Locais para lançarem a sua própria oferta, segundo critérios rigorosos de sustentabilidade.
No final do curso, o futuro guia terá a oportunidade de apresentar um programa desenhado por si na 2ª edição Semana ID, um evento promovido pela Associação na Primavera de 2022”, informa a Rota Vicentina.

Ter ou pretender vir a exercer a atividade de guia turístico na Rota Vicentina e dominar a língua portuguesa e inglesa, são os requisitos essenciais de acesso a esta formação, que decorrerá às quartas e quintas-feiras, em horário laboral e pós-laboral.

O Curso para Guias Locais terá a duração de 12 dias, entre janeiro e março de 2022, e contará com sessões online, e ainda várias saídas de campo, totalizando 77 horas dedicadas ao património cultural, natural e humano do Alentejo e Algarve.

As vagas são limitadas e as pré-inscrições decorrem até 31 de dezembro. Inscrições e mais informação sobre o curso, no site da Rota Vicentina: https://rotavicentina.com/news-posts/curso-guias-locais-2022/

Veja Também

AMAL aprovou orçamento para 2022- alterações climáticas será uma das bandeiras

As Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento da Comunidade Intermunicipal do Algarve para 2022, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *