São Marcos da Serra inaugurou quatro novos percursos pedestres e BTT

A freguesia de São Marcos da Serra dispõe de 4 novos percursos pedestres e de BTT, inaugurados no dia 10 de outubro, pela Junta de Freguesia.

Na inauguração dos trilhos

Os novos percursos surgiram com o objetivo de “dar a conhecer este território e ao mesmo tempo proporcionar aos visitantes a oportunidade de contemplar uma vasta diversidade paisagística, desde a serra até locais mais planos, junto à ribeira que circunda a aldeia” e, igualmente, “promover e dinamizar esta freguesia”.

Assim, quem se aventurar por estes caminhos, pode agora percorrer o Trilho da Ribeira (4,4Km), o Trilho do Moinho (5,9Km), o Trilho da Barragem (11,8Km) e o Trilho da Vigia (15Km), pedestres e BTT. Estes fazem ligação aos percursos já existentes, o Percurso do Lagoão e o Percurso das Fontes.

De salientar que os quatro percursos apresentam diferentes níveis de dificuldade e extensão, estando assim preparados para todo o tipo de visitantes. Os trilhos estão desenhados para que sejam percorridos no sentido horário, sendo possível em cada intersecção optar por um percurso mais pequeno ou por um maior. O Jardim do Largo da Igreja é o ponto de início e término de cada percurso e é nesse local que se pode obter informação sobre os mesmos.

“Enquanto se percorrem estes percursos não se pode deixar de observar a flora e a fauna características daquelas serras, bem como algumas atividades bastante tradicionais entre as suas gentes, como a pastorícia, a apicultura e a atividade cinegética”, sublinha a Junta de Freguesia que, para a realização deste projeto, contou com a colaboração do Município de Silves e do Geoparque Algarvensis.

Para aceder à informação sobre estes percursos, está disponível uma brochura editada pela Junta de Freguesia de São Marcos da Serra e podem ser descarregados os percursos no site da Wikiloc (Trilhas do Mundo) : https://www.wikiloc.com/

Veja Também

26º Passeio Pedestre Noturno em Alcantarilha

O 26º Passeio Pedestre Noturno “São Martinho” irá decorrer a 13 de novembro, com a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *