Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que chegaram ao Algarve, no final do mês de outubro, encontram-se a percorrer a região e estarão em Silves, São Bartolomeu de Messines e Armação de Pêra, nos dias 17, 18 e 19 de novembro.
O programa começa em Silves, no dia 17, com uma visita ao Estabelecimento Prisional, pelas 10h00, seguindo para a Escola EB 2.3 de Messines, onde deverá chegar pelas 14h15. No dia 18, haverá atividades durante todo o dia, com alunos dessa Escola. No dia 19, pelas 10h30, haverá a reza de um Terço no Lar de Silves e pelas 16h30, uma oração no Destacamento Territorial da GNR de Silves. Pelas 18h será celebrada uma eucaristia em Armação de Pêra e às 21, haverá uma Noite de Louvor, na Sé de Silves.
Os dois símbolos da JMJ são sempre sinais de anúncio desta grande atividade dos jovens católicos e foram entregues aos portugueses pelo Papa Francisco, a 22 de novembro de 2020, em Roma.
A Cruz Peregrina tem 3,8 metros de altura e foi construída a propósito do Ano Santo, em 1983, tendo sido confiada por São João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz Peregrina já esteve nos cinco continentes e em cerca de 90 países, afirmando-se como um sinal de esperança.
Desde 2000 que a Cruz Peregrina é acompanhada pelo ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços. Este ícone foi introduzido ainda pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens. Com 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani está associado a uma das mais populares devoções marianas em Itália. É antiga a tradição de o levar em procissão pelas ruas de Roma, para afastar perigos e desgraças ou pôr fim a pestes.
Estes dois símbolos peregrinarão por todas as Dioceses portuguesas, até julho de 2023, já que a JMJ decorrerá de 1 a 6 de agosto desse ano.