Avisos à população, para mau tempo – há o risco de cheias no Algarve

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu um comunicado à população alertando para as más condições meteorológicas que são esperadas hoje e nos próximos dias.

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para os próximos dias precipitação, por vezes forte, sobretudo no litoral centro e sul, estendendo-se para a totalidade do território.

Hoje, dia 13 de setembro, são esperados aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada, em especial no litoral oeste e Algarve, estendendo-se gradualmente às restantes regiões a partir da tarde. Há também possibilidade de fenómenos extremos de vento. Para amanhã, irá continuar esta situação, a que acresce a descida da temperatura máxima.

Face às previsões de precipitação forte e persistente nas regiões acima mencionadas, poderão ocorrer cheias e inundações nas áreas urbanas, com destaque para a área metropolitana de Lisboa e para a cidade de Setúbal.
Há também o risco da subida do nível das águas dos rios e ribeiras do Algarve, que poderão causar inundações nas zonas urbanas e mais impermeabilizadas. Recomenda-se especial atenção à eventual conjugação dos picos de precipitação com as horas previstas para a preia-mar.

Veja Também

Fundos europeus fazem avançar ecovias do Algarve

O Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020, financiou uma primeira parte da construção das 3 Ciclovias …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *