Golfinhos avistados em Armação de Pêra

Foto de Rui Luz

Num momento feliz, em que tinha a máquina fotográfica junto a si, como o próprio conta, o silvense Rui Luz captou estas imagens na Baía de Armação de Pêra, no passado sábado, dia 24 de julho, cerca das 18h50.
Este avistamento é mais um que mostra que membros da família dos golfinhos estão a surgir com regularidade na costa algarvia, nomeadamente junto à baía de Armação de Pêra na qual, nos últimos anos, têm sido registados vários “encontros” com estes animais.
O mais comum nestas águas é a orca, membro da família dos golfinhos de maior porte, um superpredador versátil, que inclui na sua dieta presas como peixes, moluscos, aves, tartarugas, focas, tubarões e animais de tamanho maior quando caçam em grupo.
É o segundo mamífero de maior área de distribuição geográfica – logo a seguir ao homem – é encontrada em todos os oceanos e pode chegar a pesar nove toneladas.
Por aqui têm sido também observadas várias espécies de cetáceos. Segundo a Dream Wave, empresa que se dedica à organização de passeios para observação de cetáceos, nas águas do Algarve, incluindo em Armação de Pêra, tem sido possível observar o roaz-corvineiro (Tursiops truncatus) e o golfinho-comum (Delphinus delphis).

O boto-comum (Phocoena phocoena), espécie presente durante todo o ano, mas de difícil observação devido à sua timidez, o grampo (Grampus griseus) e a orca (Orcinus orca) também foram avistados.

No caso de misticetos, a Dream Wave registou a ocorrência de três espécies, baleia-comum (Balaenoptera physalus), baleia-sardinheira (Balaenoptera borealis) e baleia-anã (Balaenoptera acutorostrata).

Veja Também

Cinema Drive-In regressa ao AlgarveShopping

O AlgarveShopping tem uma sugestão para os próximos finais de semana: sessões de cinema gratuitas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *