Bibliotecas Municipais do Algarve vão disponibilizar gratuitamente acesso a jornais e revistas

As Bibliotecas Municipais do Algarve vão passar a disponibilizar acesso gratuito a mais de 7000 publicações online, segundo uma decisão que foi ontem (23 de julho) aprovada pelos municípios da região, em reunião do Conselho Intermunicipal (AMAL). O investimento dos municípios ronda os 20 mil euros anuais.

Segundo informa a AMAL, os leitores da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Algarve (BIBAL) vão passar a ter à sua disposição o serviço PressReader uma plataforma digital que dá acesso a jornais e revistas online. Este serviço inovador é gratuito e permite ler instantaneamente, ou descarregar para ler mais tarde, mais de 7.000 publicações nacionais e estrangeiras.

A proposta de aquisição deste serviço foi aprovada, por unanimidade, na Reunião do Conselho Intermunicipal. Todos os presidentes reconheceram a importância da medida para as comunidades da região e vão suportar esta despesa, garantindo, assim, a disponibilização do serviço na rede de bibliotecas municipais pertencentes à BIBAL (refira-se que o único município que ainda não tem Biblioteca é do de Aljezur). Os autarcas do Algarve pretendem incentivar à leitura e acreditam que esta iniciativa universaliza e democratiza o acesso à informação e ao conhecimento. Para além disso, tratando-se de um serviço online, fazem-no de forma sustentável, global e fácil, no âmbito da missão das bibliotecas públicas.

A PressReader é uma plataforma digital, distribuída em Portugal pela WECUL e disponibiliza o acesso direto e integral a publicações periódicas de mais de 150 países e em mais de 60 línguas, através de um interface com várias funcionalidades, entre elas pesquisas por título, país, língua ou categoria. O acesso à plataforma será feito através de uma app, com as credenciais de utilizador da biblioteca.

Prevê-se que, até ao final deste ano, as Bibliotecas Municipais do Algarve já possam disponibilizar a ferramenta a todos os seus leitores.

Veja Também

Avisos à população, para mau tempo – há o risco de cheias no Algarve

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu um comunicado à população alertando para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *