As razões da minha candidatura – Luís Guerreiro

Sou filho de Silves, cidade onde nasci há 65 anos. Cresci e brinquei nas ruas junto à Sé e ao Castelo. Aqui me fiz homem, aqui casei, aqui fui pai, e mais recentemente avô.

Sou arquiteto de profissão, e ao longo de 40 anos, dediquei a minha vida profissional ao nosso Concelho enquanto funcionário da Câmara Municipal de Silves onde exerci funções na área da Gestão Urbanística. Sou militante do PS desde 1974, e sou membro da Comissão Política da Federação do PS Algarve, Deputado Municipal de Silves e atual Presidente do PS Silves. Desempenhei diversos cargos associativos,  tendo sido Vice-Presidente do Silves Futebol Clube, da Sociedade Filarmónica Silvense e Presidente do Centro de Apoio Social do Pessoal da Câmara Municipal de Silves durante 30 anos.

Candidato-me pelo meu partido, ao qual me filiei quase há 50 anos, defendendo os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade, aberto à diversidade, à iniciativa, à inovação e ao progresso. Acredito num concelho mais solidário, justo e fraterno, respeitando tudo e todos, onde o pluralismo das ideias e das opiniões serão sempre bem-vindas. Candidato-me para servir o meu concelho e para melhorar a vida dos munícipes.

Amo a minha terra e acredito que nos momentos difíceis que atravessamos devemos sair do conforto das nossas vidas e fazer algo pela comunidade e por aqueles que mais necessitam. Este é o momento de agir e de não aceitar o atraso económico, social e cultural no nosso concelho.

Candidato-me em respeito pelo carácter, coragem e determinação da nossa gente que sempre resistiu contra a opressão, o fatalismo e todas as formas de submissão e pela instauração da democracia. Perante as dificuldades, estiveram sempre presentes, e é por elas que assumo este desafio.

Em resultado dos muitos anos de vida profissional que dediquei ao concelho de Silves, foram muitos os que me incentivaram a avançar com esta candidatura porque reconhecem que conheço o potencial do nosso concelho, no comércio, nas empresas, na agricultura, no ensino, no associativismo, na função pública, nos profissionais de saúde, nas forças de segurança.

Assumo este desafio com muita honra, responsabilidade e com muita humildade, encabeçando uma equipa de mulheres e homens, muitos dos quais nunca tiveram envolvidos na política, com muita vontade de contribuir para recuperar o nosso concelho, e criar condições para um futuro melhor para todos os que vivem na nossa terra.

Esse é precisamente o lema da nossa candidatura : Recuperar Silves e Cuidar do Futuro. Há cerca de 30 anos que o Partido Socialista não gere os destinos do nosso Concelho, acredito que este é o momento de não hesitar na confrontação democrática com os nossos opositores políticos. E digo-o porque esta é uma candidatura pela positiva, unida, sem medo, com novas ideias e projetos, mas também é a candidatura da participação no debate público, da celebração da diversidade e das diferenças, e do encontro de todos os que vierem por bem.

A vida é feita de ciclos, olhando para trás creio que toda a minha vida estive a preparar-me para este desafio e para esta responsabilidade que agora assumo com garantia de trabalho sério e responsável. Com o devido respeito que todos os meus opositores políticos merecem, acredito que o nosso projeto é aquele que melhor pode representar os interesses da nossas gentes.

Silves pese embora todo o potencial enquanto destino turístico, continua a apresentar níveis muito deficitários de desenvolvimento. Creio que nos últimos 20 anos foram desaproveitadas várias oportunidades de posicionar Silves como uma marca de excelência no Turismo, não soubemos captar investimento para trazer industrias e empresas para o nosso concelho, continua não existir um polo de atração de empresas, o barrocal e a serra continuam desaproveitados, não temos um verdadeiro programa de reabilitação urbana que atraia residentes para as cidades e vilas do nosso Concelho.

Não quero julgar os anteriores executivos camarários, porque acredito que todos sem exceção terão feito o melhor que puderam e que souberam em cada momento, e também não prometo resolver todos os problemas – mas,  acredito que é preciso dar uma volta, precisamos de gente nova, com novas ideias, com mais energia, gente conhecedora que possa implementar o que consideramos estratégico para o nosso Concelho. Todos queremos ganhar, mas o primeiro passo que temos de dar é oferecer aos nossos munícipes uma alternativa verdadeira, credível e ajustada à nossa realidade.

Quando converso com as pessoas há a percepção que o nosso município está parado, vemos grandes projetos a serem lançados em concelhos com metade do nosso potencial e perguntamo-nos : porque é que nada acontece em Silves? Promovem-se iniciativas soltas, sem expressão, sem continuidade, no fundo sem estratégia e isso deixa-me triste, porque num contexto tão difícil como aquele que atravessamos todos os recursos são escassos. Silves tem de ser mais do que um somatório de projetos e oportunidades perdidas.

Ao longo dos próximos meses iremos partilhar as nossas ideias e as nossas diferenças para os outros candidatos. Acredito que esta candidatura traz ideias que irão aproveitar as referência de excelência do nosso concelho: o património ambiental e paisagístico único com criação de um programa de reabilitação da cidade, das vilas e aldeias com o aproveitamento dos recursos naturais e culturais únicos. A Coesão Social com criação de habitação social em regime de auto construção, bem com a construção de novos lares de apoio aos idosos do nosso concelho. Mas um concelho tem de ter uma dinâmica assente em empresas, em comércio, temos que ser capazes de criar condições para a criação de Emprego, e por esse motivo iremos lançar o centro de Empresas e Empreendedorismo. Não esquecemos os nossos jovens e as famílias, pelo que propomos promover a construção de novas escolas de ensino básico e creches, bem como de novos espaços verdes de utilização e um parque desportivo multiusos que dê resposta às necessidades da nossa população.

Por fim, reitero que estou neste desafio para ganhar, num movimento que tem vindo a atrair muita gente de vários quadrantes políticos e faço votos que muitos outros se juntem a nós, pessoas independentes da sociedade civil, desinteressados da política ou simplesmente cansados do rumo que o nosso concelho tem seguido nos últimos 30 anos.

Acredito num futuro melhor para todos os que aqui nasceram, vivem e trabalham, por essa razão peço o seu apoio pois juntos podemos Recuperar Silves e Cuidar do Futuro.

 

NR: O texto e a imagem são da responsabilidade do candidato, a quem o Terra Ruiva endereçou um convite para apresentar as razões da sua candidatura.

Veja Também

Central de Compras da AMAL permite poupança de 1,6 milhões de euros aos municípios

Nos últimos quatro anos, os municípios contrataram bens e serviços, através da Central de Compras …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *