Linces de Silves, Fruta e K5, chegaram ao Natur’Zoo de Mervent, em França

O lince K5, nascido em 2013 em Silves, no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CNRLI) e a sua mãe, Fruta, já se encontram no Natur’Zoo de Mervent, em França, sendo os primeiros exemplares do Programa de Conservação Ex-Situ do Lince Ibérico que podem ser observados fora da Península Ibérica.
K5, filho de Fruta e Drago, deve o seu nome ao facto de ter sido a quinta cria de uma ninhada de cinco nascida no CNRLI. É um animal excedente por apresentar uma anomalia genética – criptorquidia – que impede a sua reprodução ou reintrodução, segundo o ICNF.
Fruta, uma fêmea nascida em 2009, em El Acebuche e transferida para o CNRLI, é uma fêmea excedente por sobre-representação genética no programa. Durante a sua vida reprodutiva teve um enorme êxito – deu à luz a 21 linces, dos quais 15 foram reintroduzidos em meio selvagem.

Os animais encontram-se agora em período de adaptação no Natur’Zoo de Mervent, numas instalações com uma área total de 2.600 m2, uma das maiores disponíveis para a espécie, e totalmente equipadas para receber os novos inquilinos. O Natur’Zoo de Mervent, parque zoológico inaugurado em 1957, é membro permanente da Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA). Tem nas suas instalações animais pertencentes a 12 programas de conservação espécies ameaçadas da EAZA e apoia mais de 20 programas de conservação de espécies em meio selvagem.

“Estes dois linces-ibéricos passarão a ser embaixadores dos esforços de conservação da espécie realizados por Espanha, Portugal e União Europeia. Esta parceria terá um papel importante na educação e sensibilização ambiental sobre os desafios e ameaças que esta espécie ainda enfrenta, apesar do sucesso do Programa de Conservação Ex Situ do Lince-Ibérico” afirma ainda o ICNF.

Veja Também

Municípios algarvios reduzem consumo de água, mas não é suficiente

No mês de março, o consumo da água reduziu em 15 dos 16 municípios do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *