Prémio Nacional Literário João de Deus com candidaturas abertas até 2 de julho

A 1ª edição do Prémio Nacional Literário João de Deus I Poesia 2021 foi apresentada pela Câmara Municipal de Silves, no Dia Mundial da Língua Portuguesa e Dia do Autor Português.

A iniciativa “pretende honrar a memória deste insigne escritor nascido em São Bartolomeu de Messines, cuja obra representa um património da mais elevada importância para a cultura nacional e regional, assim como distinguir e divulgar a criação literária de autores com obra publicada em língua portuguesa.”

Com periodicidade bienal, o prémio destina-se a autores com idade superior a 18 anos, nacionais ou estrangeiros, a residir em Portugal, que apresentem obra editada em livro, em língua portuguesa, e cuja primeira edição tenha ocorrido nos dois anos civis anteriores ao ano em que ocorre o concurso. Esta primeira edição, dedicada à poesia, distinguirá apenas uma obra a concurso e não admite menções honrosas.

O júri é composto pelo Prof. Doutor João Pedro Mésseder (escritor, investigador e professor do ensino superior português), Prof. Doutora Violante Magalhães (Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação de João de Deus) e Prof Doutora Catherine Dumas (professora emérita de língua e literatura portuguesas na universidade da Sorbonne Nouvelle Paris 3). Ao vencedor será atribuído o valor pecuniário de dez mil euros.

As candidaturas ao Prémio Nacional João de Deus I Poesia 2021 decorrem até ao dia 2 de julho de 2021.
O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no portal do Município de Silves.

Veja Também

Hora do Planeta: mais de 41 mil horas doadas em Portugal

No passado sábado, dia 23, a Hora do Planeta — uma iniciativa da organização não-governamental …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *