Instituto Piaget de Silves organiza o encontro “Saúde Mental: atuar no Presente para ganhar o Futuro”

A Escola Superior de Saúde em Silves, do Instituto Piaget, promove este sábado, dia 19, um encontro dedicado à importância de se trabalhar a Saúde Mental.

“Saúde Mental: Atuar no Presente para ganhar o Futuro”  é o tema do encontro que “pretende promover o conhecimento de projetos inovadores na prestação de cuidados de saúde na área da Saúde Mental, contribuir para a reflexão sobre a implementação de estratégias diferenciadoras no cuidar em Saúde Mental, e motivar à mudança positiva de práticas de cuidados de saúde nesta área.

A sociedade atual, exigente e sem tempo, pode ter repercussões na Saúde Mental de todos e de cada um. A transformação para algo de melhor, ocorre nos pequenos passos que são dados a cada momento e no investimento que é feito no aqui e agora.

Apostar e trabalhar hoje para um futuro melhor e para o bem comum é essencial. Colocar a tónica na promoção do Bem-Estar, na prevenção de doença, e contribuir para a melhoria dos cuidados em saúde prestados, são o mote deste encontro.”

A entrada é livre, com inscrição obrigatória, que deve ser feita no site do Instituto Piaget.

Programa

09h30 – Sessão de abertura

10h00 – Painel 1 – A Saúde Mental na Infância e Adolescência: plantar para colher

Moderador:

  • Marco Paulo Guerreiro de Sousa – Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, coordenador da UCC Dunas/ACES Algarve II Barlavento/ARS Algarve I.P.

Oradores:

  • Carolina Marques e Maria Lopes – “Tempo de plantar em quem cuida”. Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência, CHUA – Faro; enfermeira, estudante do mestrado de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica do Instituto Politécnico de Beja
  • Júlia Alexandre – “Coaching familiar, plantar para colher”. Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria, Centro de Saúde de Olhão

11h00 – 11h15- Pausa para café

  • Isabel Roberto – “O brincar e o amamentar no minimizar da dor em procedimentos invasivos às crianças”. Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria, Consulta Externa de Pediatria do Hospital Particular do Algarve
  • Arlete Lourenço – “SinCuidar – Cidadania: Promover a Saúde Mental em Meio Escolar”. Enfermeira Especialista Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da UCC Faro/ACES Central/ ARS Algarve I.P.

12h45 – Almoço

14h00- Painel 2 – A Saúde Mental está em todos os lugares 

Moderador:

  • Bruno Henriques – Enfermeiro Especialista Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, Serviço de Psiquiatria CHUA – Portimão

Oradores:

  • Alda Pereira – “As várias perspetivas dos intervenientes no SU polivalente do CHUA, que podem influenciar, e/ou mudar o futuro”. Enfermeira do Serviço de Urgência Polivalente do CHUA
  • António Rebelo – “A dor nas dependências e adições”. Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, Enfermeiro Chefe da UDA Olhão/ARS Algarve I.P.
  • Nelson Teixeira – “O serviço de saúde na GNR: a perspetiva operacional”. Enfermeiro, Primeiro-Sargento da GNR
  • Arlete Lourenço – “SinCuidar – em casa: intervenção especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica”. Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da UCC Faro/ACES Central/ ARS Algarve I.P.

16h30- Sessão de Encerramento

  • Arlete Lourenço – Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da UCC Faro/ACES Central/ ARS Algarve I.P.
  • Teresa Pinheiro – Enfermeira Especialista e Docente da Escola Superior de Saúde Jean Piaget do Algarve

Veja Também

Dois cágado-mediterrânicos, espécie ameaçada de extinção, devolvidos à natureza, na Barragem do Arade

Dois cágado-mediterrânicos, uma espécie ameaçada de extinção, foram largados na Barragem do Arade, na freguesia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *