47ª edição da Volta ao Algarve, começa com duas etapas que passam pelo concelho de Silves

A 47ª edição da Volta ao Algarve está prestes a ir para a estrada, com alguns dos grandes nomes do ciclismo mundial. A prova vai disputar-se entre os dias 5 e 9 de maio e conta com 25 equipas inscritas. Nos primeiros dois dias, dias 5 e 6 de maio, no decorrer da 1ª e 2ª etapa, a Volta passa por várias freguesias do concelho, nomeadamente Silves, São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra.

Cinco etapas, 25 equipas, 175 corredores e 775,8 quilómetros a percorrer entre Lagos e o Alto do Malhão, em Loulé. A edição deste ano da Volta ao Algarve viu a sua data ser adiada de fevereiro para maio, devido à pandemia de SARS-CoV-2, mas nem assim a corrida deixou de conseguir atrair o prestígio habitual.

A prova de categoria ProSeries contará com sete WorldTeams, sendo que três ocupam o top cinco do ranking mundial. São elas a Deceuninck Quick-Step, a INEOS Grenadiers e a UAE Team Emirates. Em competição estarão ainda a número seis do ranking, a alemã Bora-hansgrohe, a AG2R Citroën Team, a Groupama-FDJ e a Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux.

Além das equipas que integram o escalão mais elevado do ciclismo, a Volta ao Algarve vai ter presentes oito conjuntos ProTeam. As espanholas Burgos-BH, Caja Rural-Seguros RGA, Equipo Kern Pharma e Euskaltel-Euskadi, as francesas Delko e Team Arkéa-Samsic, a belga Bingoal Pauwels Sauces WB e ainda a americana Rally Cycling.

Para fechar o lote de equipas participantes estão as nove continentais do país, Antarte-Feirense, Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel, Efapel, Kelly-Simoldes-UDO, LA Alumínios-LA Sport, Louletano-Loulé Concelho, Rádio Popular-Boavista, Tavfer-Measindot-Mortágua e a W52-FC Porto.

ETAPA 1

A equipa continental Hagens Berman Axeon, que lançou os jovens talentos portugueses João Almeida, Rúben Guerreiro e os gémeos Ivo e Rui Oliveira também estará no Algarve com os dois portugueses que dela fazem parte, Diogo Barbosa e Pedro Andrade.

Uma das novidades deste ano será a etapa inicial da prova. Ao invés daquilo que temos visto nos anos anteriores, Lagos será o local de partida e Portimão apresenta-se como a cidade a receber o primeiro vencedor desta 47ª edição. Esta prevê-se que tenha chegada ao sprint, assim como a terceira etapa, com meta em Tavira, que promete grande emoção, dada a presença de alguns dos melhores sprinters do mundo.

A equipa Bora-hansgrohe traz o alemão Pascal Ackermann, que conta com 30 vitórias na carreira e ocupa o lugar 28 do ranking mundial. Já a Deceuninck-Quick Step vem com um conjunto puramente dedicado ao sprint, com Fabio Jakobsen, Davide Ballerini, Shane Archbold e Sam Bennett, o sprinter que mais venceu neste início de época e que soma 54 vitórias na carreira.

ETAPA 2

A corrida tem também, como já se tem verificado em anos anteriores, duas etapas com chegada em alto. A segunda etapa, que termina no Alto da Fóia, Monchique, e que tem sido decisiva na decisão da corrida. Foi o que aconteceu com Tadej Pogacar, em 2019, e Remco Evenepoel, em 2020. A última etapa, com chegada no Alto do Malhão vai consagrar o vencedor desta 47.ª edição da Volta ao Algarve. A prova contará ainda, no quarto dia, com o habitual contrarrelógio em Lagoa, que pode também fazer algumas diferenças para a classificação geral da prova.

Apesar de se prever uma corrida mais disputada, teremos alguns nomes que, logo à partida, prometem lutar pela classificação geral. É o caso do atual campeão nacional e campeão do mundo em 2013, Rui Costa (UAE Team Emirates) e do campeão dinamarquês, Kasper Asgreen (Deceuninck-Quick Step), e do alemão Lennard Kämna (Bora-Hansgrohe), que já venceu este ano na Volta à Catalunha. Além destes três, estarão ainda presentes Diego Rosa (Team Arkéa-Samsic), que já venceu a Settimana Internazionale Coppi e Bartali e discutiu já o top 10 de várias provas a nível mundial, José Manuel Diáz (Delko), vencedor da recente Volta à Turquia, e ainda Rémy Mertz (Bingoal Pauwels Sauces WB) e Élie Gesbert (Team Arkéa-Samsic), que discutiram a geral da Volta à Comunidade Valenciana.

Etapas

5/05/2021: Lagos – Portimão, 189,5 km – com passagem por Silves e Messines. – ver percursos e horários: etapa1-2021

6/05/2021: Sagres – Fóia, 192,8 km – com passagem por Silves, Messines e São Marcos da Serra- ver percursos e horários: etapa2-2021

7/05/2021: Faro – Tavira, 203,1 km

8/05/2021: Lagoa – Lagoa, 20,3 km

9/05/2021: Albufeira – Malhão, 170,1 km

 

Fonte: Organização da Volta ao Algarve

Veja Também

Cerca de 100 xadrezistas no torneio em Armação de Pêra

Foram 98 os xadrezistas, de todas as idades, que se juntaram no III Open de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *