AMAL vai gerir a Rota da Costa Atlântica – EuroVelo 1

A Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL vai assinar um Protocolo de Colaboração, com outras 21 entidades regionais e nacionais, para assegurar a gestão concertada da Rota da Costa Atlântica – EuroVelo 1.

A decisão foi tomada, por unanimidade, em reunião extraordinária do Conselho Intermunicipal, que decorreu no passado dia 31 de março.

O objetivo “é dar resposta às necessidades de gestão, valorização e promoção de uma das rotas âncora do Portuguese Trails, que atravessa o território nacional ao longo da costa continental, sendo, por isso, parte da rede europeia EuroVelo e um itinerário incontornável para o posicionamento internacional de Portugal como um destino de Cycling” informa a AMAL.

Através deste protocolo cabe a esta entidade,  em articulação com os municípios que a integram, “empenhar-se no acompanhamento da gestão da Rota, em termos da sua manutenção e monitorização, visando a segurança dos utilizadores, bem como a colaboração em iniciativas que valorizem a oferta de Cycling nos territórios, no âmbito do Portuguese Trails.”

O projeto Portuguese Trails, lançado em 2017 pelo Turismo de Portugal, no âmbito da Estratégia de Turismo 2027, visa posicionar Portugal como um destino internacional de Cycling e Walking, numa lógica de diversificação da oferta, incremento de fluxos turísticos em todo o território nacional ao longo do ano e captação de novos mercados internacionais. Recorde-se, igualmente a propósito, que a AMAL, em parceria com a Região de Turismo do Algarve, integraram o projeto de cooperação europeia Atlantic On Bike de 2017 a 2020, do qual faziam parte entidades dos 6 países percorridos pela Rota EuroVelo1, sendo os únicos representantes de Portugal.

Entre as várias entidades regionais e nacionais envolvidas no Protocolo estão outras Comunidades Intermunicipais; Regiões de Turismo; Turismo de Portugal, IP; Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta; Infraestruturas de Portugal; Associações de Turismo; e Associações Regionais de Promoção Turística.

De referir que o Turismo de Portugal e a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), levam a cabo nos próximos dias 14 e 15 de abril, o 1º Encontro de Parceiros da Rota da Costa Atlântica – Eurovelo 1, em formato online, onde se destacará a assinatura deste Protocolo de Colaboração. O webinar aborda várias temáticas com oradores convidados e conta também com a presença de Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal e de Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo. O webinar é de participação aberta a todos os interessados através do link que consta no Programa (consultar AQUI).

 

 

Veja Também

Universidade de Évora vai instalar no Algarve um Sistema de Alerta Precoce de Sismos

A Universidade de Évora (UÉ) encontra-se a capacitar a rede nacional de monitorização sísmica, permitindo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *