É no dia 27 de março, das 20h30 às 21h30 (hora local), que mais de 180 países e territórios se irão unir na celebração da Hora do Planeta, o maior evento popular pela ação contra as alterações climáticas.
Em Portugal, 119 municípios aderiram com compromissos de sustentabilidade a realizar até ao final deste ano, marcando o momento com o célebre apagão dos seus monumentos. Conta-se que milhões de pessoas possam participar numa ação simbólica pela proteção do nosso planeta, apagando as luzes das suas casas e alertando assim para a urgência de estratégias que combatam as alterações climáticas.
Em Portugal, a Hora do Planeta é celebrada oficialmente com um talk show digital da autoria de Leonor Poeiras, transmitido em direto no Facebook e canal Youtube da ANP|WWF. O momento será dedicado ao tema da Água e Alterações Climáticas, e conta com a participação de Rodrigo Leão, Eduardo Rêgo, Francesco Rocca, Luís Costa, entre outros convidados.
Para Ângela Morgado, Diretora Executiva da ANP|WWF, “os quase 15 anos de história da Hora do Planeta são a prova que cidadãos em todas as partes do mundo se podem unir na defesa de uma causa comum, como é a defesa do nosso planeta. Estamos cada vez mais próximos de um ponto sem retorno e a perda de biodiversidade acontece a um ritmo galopante. Hoje, mais do que nunca, é necessário que todos nos unamos no combate às alterações climáticas, e a Água é uma das nossas maiores preocupações. Portugal (e a Península Ibérica) está em escassez hídrica e os efeitos das alterações climáticas apenas irão agravar esta situação. É urgente criar uma estratégia para mitigar estes efeitos e acautelar um futuro com água para todos, isto é, para as pessoas e para a natureza”.
No sábado, durante a hora do apagão (20h30 às 21h30, hora local), a jornalista e embaixadora da ANP|WWF Leonor Poeiras irá entrevistar vários convidados como Rodrigo Leão, compositor para a exposição “Florestas Submersas de Takashi Amano”, Eduardo Rêgo, fundador do Loving the Planet e voz dos documentários BBC Vida Selvagem, Francesco Rocca e Luís Costa do projeto É P’ra Amanhã, Ângela Morgado, Diretora Executiva da ANPlWWF, e Afonso do Ó e Rita Sá, especialistas em água, oceanos e pescas na ANPlWWF. O evento será transmitido em direto e estará aberto a questões por parte da audiência.
Em 2021, a Hora do Planeta conta com o apoio de várias empresas e de organizações e de 119 municípios que aderiram a este movimento, apagando as luzes nos seus principais monumentos.
A plataforma oficial do evento reúne informações sobre a iniciativa, bem como a lista de municípios aderentes, empresas apoiantes, empresas participantes e monumentos que ficarão às escuras. Estão também disponíveis materiais relacionados com a iniciativa que podem ser utilizados por todos os que querem divulgar a mensagem, e ainda o vídeo oficial.
Transmissão em direto no Facebook e Youtube
O maior movimento global contra as alterações climáticas
A Hora do Planeta é um movimento global que une milhões de pessoas em todo o mundo para mostrarem o seu compromisso com o planeta. Esta iniciativa da WWF nasceu 2007, em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as alterações climáticas.
Ano após ano, a Hora do Planeta tem vindo a crescer para se tornar num movimento de sustentabilidade global com mais de 3,5 mil milhões de pessoas em 190 países e territórios a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as suas luzes. Ano após ano, no último sábado de março, casas, ruas, edifícios e monumentos apagam as suas luzes na Hora do Planeta, criando um impacto impossível de ignorar.
Este ano, a organização pretende criar esse impacto no mundo digital através do primeiro “holofote virtual” da Hora do Planeta. Para tal, no dia 27 de março, às 20h30, irá publicar nas redes sociais da ANP|WWF (Facebook, Instagram e Twitter) um vídeo exclusivo da Hora do Planeta 2021 e convida os cidadãos a partilhá-lo ao máximo, taggando a ANP|WWF e usando as hashtags #EarthHour #HoradoPlaneta!
“Mesmo com as circunstâncias atuais, temos uma oportunidade incrível para criar impacto – online e através das nossas casas. Ao invadirmos o mundo digital com este conteúdo único, vamos fazer com que a Hora do Planeta não passe despercebida e chegue mesmo àqueles que não estão tão alerta para a crise climática. Com a tua ajuda, podemos fazer a mensagem chegar ao máximo de pessoas, para que, todos juntos, levantemos a voz pela natureza. Vamos apagar as luzes e pôr um foco no planeta, por um futuro com mais água para todos. #ligateaoplaneta #CadaGotaConta “