Eleições Presidenciais – como e onde votar no próximo domingo

As eleições presidenciais irão decorrer no próximo domingo, dia 24 de janeiro. Para garantir todas as condições de segurança aos eleitores, várias mesas de voto foram deslocadas para locais mais amplos.

O eleitor pode confirmar antecipadamente o seu local de voto,  através da Internet em www.recenseamento.mai.gov.pt ou enviando SMS grátis para 3838 (escrevendo RE espaço nº de BI ou CC espaço Data de Nascimento no molde AAAAMMDD).

Às eleições concorrem sete candidatos: Marcelo Rebelo de Sousa, apoiado pelo PSD e CDS/PP; Ana Gomes, militante do PS apoiada por PAN e Livre; João Ferreira, candidato apoiado pelo PCP e PEV; Tiago Mayan Gonçalves, da Iniciativa Liberal, Marisa Matias, do BE;  André Ventura, do Chega; e Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, presidente do RIR – Reagir, Incluir, Reciclar.

Para exercer o direito de voto o eleitor deve:

  • Utilizar máscara de forma adequada;
  • Manter o afastamento recomendado, enquanto aguarda a sua vez para votar;
  • Desinfetar as mãos antes de votar;
  • Utilizar de preferência uma caneta própria para votar;
  • Desinfetar as mãos depois de votar e antes de sair do local de votação;
  • Seguir os circuitos definidos e identificados nos edifícios, o cumprimento da higiene das mãos e da etiqueta respiratória (tossir para a parte interna do cotovelo, mesmo quando estiver a usar máscara e não tossir ou espirrar para as mãos), evitar contactos físicos e permanecer no local somente o tempo necessário para poder exercer o seu direito de voto.

 

Veja Também

Misericórdias assinam protocolo para valorizar acervo cultural das Santas Casas, com a ajuda de idosos

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) estabeleceu um protocolo de colaboração com a Direção-Geral do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *