Entrou em vigor o novo estado de emergência

Entrou hoje em vigor, e irá manter-se até ao dia 23 de dezembro, o novo período de estado de emergência.

Assim, continuam em vigor as medidas restritivas que se aplicam aos concelhos com risco de contágio de Covid-19 elevado ou extremamente elevado. Na região do Algarve encontram-se na lista de “Risco Elevado” os concelhos de Faro, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão e Vila do Bispo, sendo que os restantes, como Silves, apresentam “Risco Moderado”.

No caso dos concelhos em “Risco Moderado” continuam a aplicar-se as regras anteriores ou seja:
– Os estabelecimentos comerciais não podem abrir antes das 10h, com exceção de cabeleireiros, barbeiros, institutos de beleza, restaurantes e similares, cafetarias, casas de chá e afins, escolas de condução e centros de inspeção técnica de veículos, bem como ginásios e academias.
– A generalidade dos estabelecimentos comerciais encerra entre as 20h e as 23h, podendo o horário ser fixado pelos presidentes das câmaras municipais, mediante parecer favorável da autoridade local de saúde e das forças de segurança.
– Os restaurantes têm de encerrar à 01h (com novas admissões até à meia-noite), sendo a sua lotação limitada a 50% da capacidade. Os grupos são limitados a seis pessoas (salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar), exceto nos estabelecimentos localizados até 300 metros de uma escola e nos ‘food-courts’ de centros comerciais, em que são limitados a quatro pessoas (caso não sejam do mesmo agregado familiar).

Neste novo período de estado de emergência, que estará em vigor durante duas semanas, até às 23h59 de 23 de dezembro, não há proibição de circulação de concelhos em todo o continente e mantêm-se as regras mais apertadas para os territórios de risco extremamente elevado (35 concelhos) e muito elevado (78), incluindo a proibição de circulação na via pública entre as 13:00 e as 05:00 nos fins de semana de 12 e 13 e de 19 e 20.

No caso do Natal e do Ano Novo, as medidas também já anunciadas serão sujeitas a avaliação no dia 18 para confirmar a tendência de melhoria da pandemia de covid-19.

Veja Também

Concluídos vários caminhos na freguesia de Messines

Foram concluídas obras de pavimentação de vários caminhos de ligação à estrada do Azinhalinho/Marreiros nos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *