Novo “Guia de Percursos Pedestres” com percursos em Messines, Pêra e São Marcos da Serra

O novo “Guia de Percursos Pedestres” para descobrir o património natural do Algarve foi editado pelo Turismo do Algarve.
Pensado para quem “preza o contacto com a Natureza e gosta de aventurar-se ao ar livre, em família ou com amigos, ou simplesmente passear sozinho, por entre serras, bosques, dunas, falésias, lagos e rios”, este guia propor 47 percursos de pequena rota (com menos de 30 km) e resumos de quatro percursos de grande rota (com mais de 30 km) existentes na região.

Com cerca de 240 páginas, também disponíveis em formato digital, o guia é composto por um conjunto de conteúdos detalhados, onde sobressaem as imagens ilustrativas e mapas indicativos. Há ainda informações úteis associadas a cada percurso, como a distância total a percorrer, a duração média e as características, mas também a época aconselhada para fazer cada visita. Seja a desbravar caminhos de terra ou por troços empedrados ou em passadiços de madeira, onde se pode ser surpreendido por um coelho-bravo, encontrar um sapal ou um antigo moinho, são muitas as sugestões para os caminhantes, para que partam à descoberta e possam desfrutar de um agradável passeio a pé, pela região.

Para as 47 pequenas rotas, o guia está organizado de acordo com cinco áreas: Costa Vicentina, Litoral Sul, Barrocal, Serra e Guadiana. No final foram incluídos resumos da Via Algarviana, Rota Vicentina, Grande Rota do Guadiana e Percurso Descoberta, as quatro grandes rotas.
E é nas sugestões de pequena rota que encontramos os percursos existentes no concelho de Silves, nomeadamente o “Circuito Arqueológica da Vilarinha”, em Vale Fuzeiros, na freguesia de São Bartolomeu de Messines; o “Percurso de Interpretação de Praia Grande”, na freguesia de Pêra; e o “Percurso do Lagoão”, na freguesia de São Marcos da Serra.

Para o presidente da Região do Turismo do Algarve, «a nossa aposta em promover o Turismo de Natureza tem sido promotora de uma atividade turística cada vez mais sustentável. No atual contexto, as atividades ao ar livre, praticadas individualmente ou em pequenos grupos, que decorrem em espaços naturais e que percorrem territórios de baixa densidade, são também uma alternativa que atende às necessidades e preocupações de muitos turistas», conclui João Fernandes.

O «Guia de Percursos Pedestres do Algarve» foi editado no âmbito da candidatura Algarve Natural – Promoção e Valorização do Património Natural do Algarve, projeto cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve, e pode ser descarregado gratuitamente no canal «Multimédia» do site visitalgarve.pt

Veja Também

AMAL promove nova ação de Fogo Controlado

O Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal da AMAL promoveu uma nova ação de Fogo Controlado em …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *