Silves ainda fora dos concelhos com nível muito elevado de contágio

O concelho de Silves não se encontra na lista dos 72 concelhos com nível “muito elevado” de contágio, publicado hoje pelo jornal Expresso.

Segundo este jornal, em duas semanas, estes concelhos registaram mais de 120 novos casos por 100 mil habitantes, valor a partir do qual os especialistas afirmam entrar-se em alerta vermelho de propagação do SARS-Cov-2. A esmagadora maioria dos referidos concelhos encontra-se a Norte do país e também alguns na região de Lisboa. A vermelho estão também alguns concelhos mais pequenos, como é o caso de Alcoutim, ou Vila do Bispo onde o número de casos pode não ser muito alto, mas por terem pouca população,  registam uma maior incidência. Assim, na região do Algarve, os concelhos mais preocupantes são: Lagos, Castro Marim, Albufeira, Vila do Bispo, Alcoutim.

Para os especialistas, além de se analisar o número de casos, é necessário também analisar a gravidade da situação partindo da análise da natureza dos casos, se estão dispersos pela comunidade, ou se se concentram numa determinada cadeia de transmissão, como por exemplo um lar.

Recorde-se que a discussão sobre se deve ou não ser feita a divulgação pública dos números por concelho tem estado em cima da mesa. Muitos especialistas têm defendido essa medida mas, por enquanto, o Governo tem reservado essa divulgação apenas para as autoridades de saúde. Por um lado, teme-se que surja alguma estigmatização dos lugares mais afetados e, por outro, teme-se que  perca força a mensagem de que a luta contra a pandemia é uma responsabilidade de todos, independentemente do local onde se viva.

Veja Também

COVID-19 – Algarve com mais 85 casos e mais 1 óbito

O Algarve regista hoje 85 novos casos de Covid-19, o que faz um total acumulado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *