José Apolinário eleito presidente da CCDR Algarve

José Apolinário é o novo presidente da CCDR Algarve, em resultado das eleições que decorreram no dia 13 de outubro. José Apolinário, do PS, exerceu até há pouco tempo as funções de secretário de Estado das Pescas, cargo que deixou para assumir o de coordenador regional de combate à Covid-19.
A estas eleições apresentava-se como único candidato, indicado pelo PS, e foi eleito por maioria, num universo de 483 eleitores, com 290 votos a favor, 116 em branco e 17 nulos. Nestas eleições para a presidência da CCDR Algarve, que pela primeira vez se realizaram, foram chamados a votar todos os eleitos nas assembleias municipais, incluindo os presidentes de juntas, e todos os eleitos nas câmaras municipais.
Como vice-presidente foi eleito José Pacheco, com 13 votos a favor e 1 voto em branco. Para esta eleição votavam os 16 presidentes das câmaras municipais do Algarve.
A equipa integra ainda Elsa Cordeiro, do PSD, que será nomeada pelo Governo, tal como previsto no acordo prévio feito a nível nacional entre o PS e o PSD.

Numa primeira reação, José Apolinário afirma: “Agradeço a participação dos autarcas que em representação dos 16 municípios e das freguesias da Região votaram na eleição para Presidente da CCDR. Com o Arq. José António Pacheco e a Dra. Elsa Cordeiro tivemos a oportunidade de reunir com os autarcas dos 16 municípios em reuniões de trabalho sobre o papel das CCDR e sobre os diversos temas de interesse para a Região. O caminho faz-se caminhando. Na pluralidade das nossas posições, todos somos necessários, para dar passos consolidados no reforço do papel das regiões e continuar a melhorar a qualidade de vida de todos. Em todo o Algarve.”
Nos termos da Lei, o primeiro mandato dos dirigentes agora eleitos será de cinco anos, garantindo a operacionalização da Estratégia ALGARVE 2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência e permitindo o acompanhamento integral do processo negocial e a implementação do Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027.

Reunião em Silves
Uma das reuniões de trabalho de José Apolinário aconteceu precisamente em Silves, no dia 13, onde foi recebido pelo presidente da Assembleia Municipal, Vítor Rodrigues, pelo vice presidente do Executivo municipal, membros do executivo e da Assembleia Municipal e presidentes de Junta de Freguesia.
Uma oportunidade, acrescenta José Apolinário, para debater assuntos da Região e “temas de interesse para Silves na estratégia regional”, com “destaque para a especificidade da dragagem do Rio Arade e do acesso navegável a Silves, a justificar uma reflexão e interação com as diversas autarquias do Algarve.”
O trabalho e a proximidade com os autarcas foi uma das “bandeiras” de José Apolinário, uma necessidade que se impõe uma vez que a CCDR Algarve terá, entre outras competências, a gestão dos fundos da União Europeia.
“Por isso apresentamo-nos tendo 3 C como referência: Concertação com os autarcas e autarquias; Melhorar a Cooperação entre a administração desconcentrada do Estado, Coordenar as políticas públicas regionais e a sua implementação na Região”, afirma o novo responsável pela CCDR Algarve.”

Veja Também

Algarve tem 450 casos ativos de Covid-19

O Algarve tem 450 casos ativos de Covid-19, mais 114 do que na semana passada, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *